Informação

Este blog tem a modesta pretensão de divulgar somente orações CATÓLICAS, conforme a Santa Tradição da Igreja. Pedimos a caridade de nos informar eventual erro de digitação e/ou tradução, ou link quebrado (vejam o formulário no menu lateral). Gratos.

Pedido

"Aproveitemos o tempo para santificação nossa e dos nossos parentes e amigos. Solicitam orações, que estaremos rezando juntos, em união de orações aos Sagrados Corações."

Pesquisar neste blog

.


"Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém."

domingo, 1 de junho de 2014

Exercício de Pentecostes: Dez dias dedicados ao Espírito Santo - dia 3

3º dia 

Pentecostes é uma data móvel, 
e é celebrada 50 dias após a Páscoa:

2017 - 04/06 - novena: de 26/05 a 03/06
2018 - 20/05 - novena: de 11 a 19/05
2019 - 09/06 - novena: de 31/05 a 08/06

2020 - 31/05 - novena: de 22 a 30/05


Dez dias de reflexões em preparação para o Pentecostes



Oração Preparatória para todos os Dias: 
Vinde, ó Espírito Santo, e enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.

Oremos:
Deus, que iluminastes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, dai-nos compreender o que é reto e gozarmos sempre da sua consolação. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.


Terceiro Dia


Primeiro Ponto: Dando-me ao serviço de Deus, eu quisera sentir somente doçura e consolações. Que cegueira!. Ignoro eu que esta vida não é para gozar-se. Agora é o tempo do combate e da prova. Pois bem: consola-te, minha alma; podes, sim, procurar consolações. Mas não as peças ao mundo. Suas promessas são falazes e suas consolações torpes e passageiras. O demônio e o pecado também nos apresentam sua taça de prazeres, mas um veneno sutil está escondido no fundo do cálice, exteriormente tão delicioso. Quantas lágrimas eternas a ilusão de um instante nos fará derramar!. Só o Espírito Santo pode dar-nos verdadeiras consolações, e as dá àqueles que renunciam com generosidade aos prazeres e aos gozos que lhe oferecem o mundo e o pecado. Não aspiremos mais tão falsas consolações; não nos deixemos seduzir por enganadoras promessas!

Segundo Ponto: Muitos são os que querem entrar em meu coração para nele estabelecer morada: o demônio, o vício, o mundo e o Espírito Santo. Todos dizem: "Filho, dá-me teu coração!" Quem terá minha preferência?. Não há que hesitar. Ah! ó divino Espírito Santo, vós sereis o hóspede amável, o hóspede caro ao meu coração. Os outros, para serem recebidos, fazem mil promessas lisonjeiras; mas apenas entram num coração, se transformam em cruéis tiranos para torturá-lo com angústias, remorsos e temores. Já não temos feito a triste experiência? Ah! longe tudo quanto não é de Deus; ao Espírito Santo ofereçamos nossos pobres corações para que neles estabeleça sua morada. Ó Deus de minha alma, vós sois a minha herança para sempre!

Terceiro Ponto: Quanto é doce e suave nos calores do verão, o sopro ligeiro da brisa!. Eis a fraca imagem do que experimenta a alma quando o Espírito Santo se digna visitá-la com esse sopro divino que a Sagrada Escritura chama de murmúrio dum brando zéfiro. Mas talvez nada compreendamos dessas delícias espirituais. Talvez mesmo pareçam quimeras! Pois bem!. Façamos hoje o que fazem as almas santas que as têm experimentado. Pensemos seriamente na recepção que desejamos fazer ao Espírito Santo. Talvez chegue hoje o momento em que compreendamos e sintamos quanto o Senhor é amável!.


Terceiro Exame: Obstáculo aos Dons do Espírito Santo - A preguiça


1- Ao acordar-me pela manhã ou durante a noite, sou pontual em elevar meu coração a Deus por meio de alguma oração?.

2- Sou exato no fazer minhas coisas espirituais?.

3- Quando sou mais fortemente tentado, ou quando tenho a desgraça de cair no pecado, não desanimo e não deixo meus deveres de piedade, aos quais deveria recorrer com mais rigor?.

Propósito: Nas principais orações do Dia, renovarei a intenção reta e pura de fazer em tudo a vontade de Deus, e lembrar-me-ei amiúde de sua presença.

Jaculatória: Senhor, para vós, em vossa presença e por vós! 


Continua amanhã... (o link funcionará a partir de amanhã) - Volte ao índice.

Fonte: http://www.oracoes.info/div09.html.

+
Informe aqui seu e-mail para receber as publicações do Thesaurus Precum: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é eminentemente de caráter religioso e comentários que ofendam os princípios da fé católica não serão admitidos. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se garantem o direito de censurar.

Vale a pena ver...

Vale a pena ler