.



"Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém."

Pesquisar neste blog

LEITOR - JUNTE-SE A NÓS!!!

sábado, 27 de setembro de 2014

Um aviso fraterno: CUIDADO com as devoções mal rezadas, erradas ou em demasia!!!

Um dia desses me escreveram perguntando se era errado "substituir" o Terço de Nossa Senhora pelo "terço da misericórdia" ensinado pela Irmã Faustina, ou se podia ser rezado também. Uma outra pessoa me perguntou se a "devoção das mil ave-marias", que teria sido ensinado por "Nossa Senhora da Rosa Mística", era uma devoção católica. E eu me lembrei que um bom padre me disse, certa vez, para tomar cuidado com "novas" orações e também com o excesso de orações.   

Sobre a Irmã Faustina, não vou me delongar e os envio já para outra leitura, um texto do Padre Peter R. ScottSe pairam dúvidas sobre a ortodoxia dessa freira - que a igreja conciliar quis fazer santa - que dirá sobre tal devoção!!!  

Não se deve substituir a reza do Terço por nenhuma outra! Foi uma devoção que nos foi dada pela própria Mãe de Deus, por isso é perfeita como está, não precisando de mais mistérios, nem de mais ave-marias, uma vez que, se Ela o achasse necessário, nos teria falado da primeira vez!!! Ou Ela, a Mãe da Perfeição, nos daria algo imperfeito?

Sobre a devoção das mil ave-marias, algumas considerações: 


1. Uma ave-maria bem rezada vale mais do que muitas penitências ou... mil ave-marias rezadas apressadamente, sem devoção ou concentração, pensando em terminar logo ou outra coisa qualquer! Uma metralhadora de ave-marias - sejam elas 50 ou 1000 - não tem sentido algum, nem frutos. O Terço pode até ser rezado celeremente, mas nunca de forma ininteligível, comendo letras e mais parecendo um grunhido! Chega a ser desrespeitoso para com Nossa Senhora, que se agradaria se lhe dedicássemos um tempos especial, particular e exclusivo, no qual lhe falássemos com calma e serenidade, como filhos à Mãe, sem atropelos, como quem está para pegar o último trem do dia!!! Os exageros para mais ou para menos são de se evitar! Nem rápido demais, nem lento demais!

2. Segundo li em um bom site de orações, que publicou também essa estranha devoção: 
"As Mil Ave-Marias são feitas em forma de um "super­-rosário" bem meditado sobre todos os mistérios da nossa salvação e com a bênção da paz que Nossa Senhora comunicou ao Pe. Gobbi no dia 24 de outubro de 1984".   
UMA OBSERVAÇÃO SOBRE AS APARIÇÕES: É preciso tomar cuidado com essas aparições que se apresentam como sendo Nossa Senhora, ou algum Santo, ou Nosso Senhor Jesus Cristo! Sobretudo no último século, mais particularmente depois do nefasto Concílio Vaticano II. E, sobretudo, se a Igreja Católica não as reconhece e até as desaconselha, como acontece, por exemplo, com a aparição de Medjugorje ou a de Garabandal. A Igreja reconhece as aparições em Fátima e La Salette, não por causa das mensagens e segredos que a Virgem quis revelar (aqui não no sentido teológico, porque a Revelação se encerrou com a morte do último Apóstolo, São Tomé), mas por causa de certos requisitos de que a Igreja, em sua sabedoria, faz prudente uso, como a obediência. No link sobre Garabandal, falarei mais a respeito disso. Outra peculiaridade é a de que na aparições em Fátima e La Salette a Virgem deu mensagens diferentes, não se repetiu, e também não ficou aparecendo até mais não poder. Nas aparições mais recentes, e sobretudo, não autorizadas pela Igreja, as aparições ficam repetindo o que a Virgem já disse, ou, pior até, ficam se contradizendo ou contradizendo a Doutrina da Igreja. Por isso é preciso ter cuidado com as novidades, os espelhinhos e quinquilharias que encantavam os índios! Façam uso da razão!!!    

A Aparição de Nossa Senhora da Rosa Mística foi uma "locução interior" a certo Padre Stefano  Gobbi, que, segundo a Wikipédia, foi um sacerdote italiano que faleceu em 2011.
"O Padre Gobbi, como é normalmente chamado, tornou-se conhecido pelo fato de ter fundado um movimento religioso católico, de âmbito mundial, intitulado de Movimento Sacerdotal Mariano (M.S.M.). Este movimento religioso surgiu na sequência de uma locução interior recebida pelo sacerdote em pleno Santuário de Fátima, em Portugal, no ano de 1972. Desde então, a Santíssima Virgem Maria tem lhe concedido inúmeras mensagens durante cenáculos em vários países".  
Ainda segundo Wikipédia: 
"O Padre Gobbi é doutorado em Teologia Sagrada pela Universidade Pontifícia de Roma e chegou a ser inclusive recebido inúmeras vezes pelo Papa João Paulo II (a quem se reconhecia uma elevada devoção pessoal por Nossa Senhora). O Papa João Paulo II celebrava anualmente uma missa com o Padre Gobbi na sua capela privada no Vaticano" [informação entre parênteses é da Wikipédia]. 

Bom, devemos nos perguntar por que, então, que essa "locução interior" não foi reconhecida pela Igreja, já que ele era íntimo de João Paulo II e a "locução interior" era da própria Virgem? No mínimo é estranho. 

Na Wikipédia italianamais informações, como a de que o Pe. Gobbi recebeu essas locuções interiores quando estava rezando na "Capelinha das Aparições em favor de alguns sacerdotes, rebeldes à autoridade da Igreja". Era o dia o de maio de 1972, por quem ele rezava? Eu poderia apostar... mas não costumo fazê-lo. Não é elegante! 

Pois bem, dessas conversas interiores com Maria surgiu o Movimento Sacerdotal Mariano e, em 1974, os famosos "cenáculos", de inspiração protestante. Isso já diz tudo.

Assim, mais uma vez: se Nossa Senhora quisesse que rezássemos dessa forma, porque não o disse da primeira vez? Rezamos errado por séculos e somente agora Ela percebeu o erro? Talvez tenha se enganado e quando chegou o Padre Gobbi a esse mundo resolveu se utilizar justamente dele para corrigir-Se? Ela que é a Mãe da Perfeição? Tenho lá minhas dúvidas! 

Certamente, não quero me substituir à Igreja e declarar qual aparição vale e qual não vale, qual devoção é certa e qual não é, mas, se usarmos a razão que Deus nos deu ao sermos concebidos, chegaremos à conclusões claríssimas. E, no caso particular desta "aparição por locução interna" havida após o Vaticano II, vemos que nem mesmo João Paulo II a autorizou, em que pese ter recebido "inúmeras vezes" o tal padre e amar como parecia amar Nossa Senhora... Não lhes parece?

Assim, fiquem com o mais simples e o mais original possível! Não inventem modas, por caridade! O Santo Terço supre todas as nossas necessidades lícitas e pode ser rezado a qualquer hora, quantas vezes desejar, contanto que... bem rezado!  

EDITADO (29/08/2016): Há quem afirme que esta devoção foi começada ou difundida por Santa Catarina de Bolonha, que a rezava na noite de Natal, e que na noite do dia 25 de dezembro de 1445 a Virgem teria aparecido com o Menino Jesus nos braços por uns quinze minutos. Em memória disso, as filhas da Santa no Mosteiro de Corpus Domini, todos os anos, na noite Santa, repetem as mil Ave-Marias. Para facilitar a devoção, as Ave-Marias podem ser rezadas desta forma: quarenta por dia, de 29 de novembro a 23 de dezembro (Cf. www.floscarmeli.net). Apesar disso, não há um documento comprobatório disso. E, com o tempo, todas as "aparições" que não foram reconhecidas pela Igreja ou que foram até mesmo desaprovadas avalizaram a devoção, como que para dar aval às tais aparições. É de se preferir continuar com o Santo Terço ou as Três Ave-Marias (aqui, aqui, aqui e aqui). 

Oremus pro invicem!  

Giulia d'Amore


CLIQUE AQUI


Informe aqui seu e-mail para receber as publicações do Thesaurus Precum: Delivered by FeedBurner

Pedido

"Aproveitemos o tempo para santificação nossa e dos nossos parentes e amigos. Solicitem orações, que estaremos rezando juntos, em união de orações aos Sagrados Corações."