.



"Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém."

Pesquisar neste blog

LEITOR - JUNTE-SE A NÓS!!!

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Modo para meditar o Santo Rosário - I


Modo para meditar o Santo Rosário 


Para ajudar na meditação do Santo Rosário existem inúmeros livros. Apresentamos aqui dois exemplos com os mistérios comentados sobre um tema específico.


1) Tema - Assim amou Deus


Mistérios Gozosos - Encarnação e vida oculta em Nazaré 

I – Anunciação - "Deus amou tanto o mundo que deu Seu próprio Filho único, para que todo aquele que crê n'Ele não pereça, senão que tenha vida eterna" (João 3, 16). Ele deu Seu único Filho por Maria, porque queria que o Verbo tomasse nossa natureza no puríssimo seio da Virgem. Que a Virgem, Mãe de Deus, digne-Se pois dar-nos o crer firmemente que Deus nos amou tanto. Que tudo em nossa vida seja iluminado por uma fé muito viva no mistério do Verbo feito carne.

II – Visitação - À exclamação de sua prima Isabel: "Bendita és entre todas as mulheres", Maria respondeu com o Magnificat. É um canto de muito humilde agradecimento pelo mistério da Encarnação: "A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador, porque Se dignou olhar para a humildade de sua serva (...). Sua misericórdia se multiplica, de geração em geração, sobre aqueles que O temem". Que Nossa Senhora do Magnificat nos ensine a meditar em nosso coração os mistérios da Misericórdia divina(*). Dessa forma nossa conversação interior por-se-á em uníssono com nossa fé ao invés de extraviar-se e perder-se no vazio. 

III - Nascimento de Jesus - Vindo ao mundo pela Virgem Maria na noite de Natal, o Filho de Deus, que é Seu próprio Filho, nos é dado de uma vez por todas. Este dom não nos será mais retirado; esta presença não nos será tirada, porque depois de subir aos Céus, Jesus continua estando presente e dando-se sob as espécies eucarísticas, o Santíssimo Sacramento. Que Nossa Senhora do Natal nos consiga crer, com todas nossas forças, no mistério da Eucaristia e comungar o mais dignamente possível. 

IV - Apresentação de Jesus no Templo e Purificação de Nossa Senhora - Quando a Virgem Maria depositou nos braços do ancião Simeão seu pequeno Filho, verdadeiro Filho de Deus, verdadeiro Salvador do mundo, o santo ancião profetizou a missão de Jesus: Ele é a salvação preparada para todos os povos, luz que deve iluminar os pagãos e gloria do povo de Israel. Pois bem, é pela santa Igreja católica que o Filho de Deus dispensa ao Gênero Humano as luzes e as graças da Redenção. Peçamos a Nossa Senhora da Apresentação no Templo, que "a santa Igreja católica seja conservada em união e seja governada em toda a terra, pelo Pai muito misericordioso". (Cânon Romano, Te igitur).

V - Encontro de Jesus no Templo e vida oculta em Nazaré - As dificuldades e inquietudes cotidianas não nos devem impedir de permanecer no amor de Deus, viver no nível de nossa fé, nos mantermos na paz de Jesus Cristo, porque Jesus Cristo nos foi dado e nunca nos faltará. Observando a Santa Família, aprendamos a cumprir nosso dever cotidiano em paz, amor e paciência e com grande pureza de coração. Que Nossa Senhora de Nazaré nos ensine a caminhar por esta pequena via de humildade e simplicidade interior.


Mistérios Dolorosos - Paixão Redentora

I - Agonia no Horto das Oliveiras - Quando Jesus banhado em suor de sangue e caindo com o rosto em terra, pede a seu Pai afastar o cálice, Ele é verdadeiramente o Cordeiro de Deus que leva sobre Si o peso dos pecados do mundo. Por amor a Seu Pai e a nós pecadores, tomou sobre Si nossos pecados e por isso mesmo nos livrou deles. Que Nossa Senhora nos obtenha vislumbrar o imenso amor contido nas palavras do consentimento de Jesus: "Pater, fiat voluntas tua" (Pai, seja feita a Tua vontade). Que o pensamento de um amor tão grande nos dê ânimo e valor para lutar contra o pecado e conformar nossa vida a nossa fé. 

II – Flagelação - Depois do consentimento da Agonia, eis aqui a aceitação sempre cheia de amor, dos crudelíssimos tormentos, que seguiram às condenações mais injustas. Que Nossa Senhora nos obtenha viver na fé do amor do Filho de Deus, que sofreu por nós uma dolorosíssima flagelação. Que sejamos capazes de mortificar nossos sentidos, e, como o diz o Apóstolo São Paulo, de reduzi-los à servidão (1 Cor. 9, 27).

III - Coroação de Espinhos - Como se uma prova de amor tal como a flagelação não bastasse para afastar-nos do pecado e merecermos a graça, o Filho de Deus quis submeter-se ainda à coroação de espinhos. Que Nossa Senhora nos consiga ser comovidos por este mistério; que uma humilhação tal oferecida por nós com um coração tão generoso nos mova a praticar a humildade e a doçura.

IV - A Cruz nos ombros - Caminho ao Calvário - Via Crucis. Nossa Senhora subiu o caminho da Cruz com seu Filho Jesus Cristo, contou as quedas, viu as feridas, escutou as blasfêmias e as zombarias. Que Ela nos faça entrever o amor extraordinário que animava o Filho e que o fez capaz de levar a cruz até o fim. Que Nossa Senhora da Compaixão, tão valente e tão paciente, nos obtenha a força, a paciência e o valor. Confiemos-lhe muito particularmente os enfermos e os inválidos.

V - Morte na cruz - Sacrifício Redentor - Et consummatum est (tudo está consumado) significa que o amor misterioso do Coração de Jesus alcança Seu último limite, que uma satisfação infinita é por conseguinte oferecida por nossos pecados, que a obra da Redenção está consumada. Visto que tudo está consumado, por que, pois, ainda, antes da sepultura, o episódio da lançada, que abre o coração? Este episódio é simbólico. A abertura do coração pela lançada nos deve fazer compreender que tudo o que Jesus fez, tudo o que sofreu, é unicamente por amor, e é por amor que nos deixou na Eucaristia o memorial eficaz e sacramental da Paixão que nos salva. A efusão do sangue e da água designa, de fato, o dom do sacrifício eucarístico e o nascimento da Santa Igreja. Que Nossa Senhora do Stabat obtenha-nos penetrar sempre mais dentro do mistério inesgotável do Sagrado Coração. 


Mistérios Gloriosos - Glorificação de Jesus e de Maria - Mediação universal de Maria

I – Ressurreição - Que Nossa Senhora obtenha-nos alegrar-nos com Ela, vendo a Jesus glorificado e exaltado em certa medida proporcionalmente aos seus abatimentos e suas humilhações. Que Ela nos ajude a encontrar o repouso e a segurança, vendo que o Pai, por esta Ressurreição, manifestou Sua complacência pela obra de Seu Filho bem-amado.

II – Ascensão - Que Ela nos consiga igualmente fazer crer em fiança ilimitada em Seu Filho Jesus Cristo, que vive e reina sentado para sempre à direita do Pai. Que Ela nos consiga igualmente crer n'Ele como Sumo e Eterno Sacerdote, que apresenta ao Pai as cicatrizes irradiantes de Sua Paixão, assim como não deixa de oferecer Seu sacrifício - sacramental, mas realmente - em nossos altares daqui embaixo.

III – Pentecostes - Pela ação do Espírito Santo, eis aqui que a santidade de Cristo, a santa conformidade à Paixão e Ressurreição, continuarão para sempre no interior da Igreja, em cada um dos fiéis de Cristo. Para que seja assim, que Nossa Senhora obtenha-nos entregar-nos às sugestões e aos movimentos do Espírito Santo.

IV – Assunção - Nossa Senhora, Mãe de Deus, a bem-aventurada Virgem Maria, estava unida muito perto à Encarnação e à Paixão redentora de Seu Filho para não estar unida igualmente, primeira de todas as criaturas, a Sua Ressurreição. O poder de Sua intercessão na gloria é proporcional à intensidade de Sua união de amor no momento do Fiat da Anunciação e durante o Stabat da Crucifixão. Estamos persuadidos de que Ela intercede com uma força irresistível e que somente pertence a Ela. Não nos cansemos nunca de dizer-Lhe com toda a confiança e todo o reconhecimento de que somos capazes: rogai por nós, pobres pecadores, agora e na hora de nossa morte.

V - Coroação no Céu e Realeza de Maria - Nossa Senhora está, pois, intimamente unida à incessante e multiforme ação de Seu Filho Jesus Cristo, para aplicar-nos as graças e os benefícios da Encarnação redentora. Ela é Mediadora de todas as graças. Ocupemo-nos em recorrer a Ela na fé e como crianças pequenas. Ocupemo-nos em viver com Ela, e Ela se ocupará de levar a Sua perfeição, acima de tudo, a obra de santificação que Jesus começou em nossas vidas.

Do livro "El rosario de nuestra señora" de Roger-Thomas Calmel O.P. (Editora ICTION em espanhol).


Na próxima quinta-feira, leia: Modo para meditar o Santo Rosário - II. Aguarde. 


Sempre que possível, fazei a caridade de rezar por este nosso apostolado católico. Agradecemos com nossas orações recíprocas.  
Informe aqui seu e-mail para receber as publicações do Thesaurus Precum:   Delivered by FeedBurner

Pedido

"Aproveitemos o tempo para santificação nossa e dos nossos parentes e amigos. Solicitem orações, que estaremos rezando juntos, em união de orações aos Sagrados Corações."