.



"Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém."

Pesquisar neste blog

LEITOR - JUNTE-SE A NÓS!!!

sexta-feira, 19 de abril de 2019

A HORA SANTA COM A DESOLADA


A HORA SANTA COM A DESOLADA

ou UMA HORA DE AMOR À DESOLADA 


INTRODUÇÃO 


“Ó vós todos que passais por esta via do sofrimento, vedes se existe dor igual à minha dor”[1].

Ó Virgem Desolada, conformado aos sentimentos de Vossa heroica fortaleza, eu venho a Vós, que, firme e constante, por três longas horas contínuas haveis assistido ao Vosso Filho Divino pendurado na Cruz e agonizante, mergulhado no mais cruel martírio... Vós vistes o Anjo da morte aproximar-se vagarosamente a Jesus agonizante e, com a espada, separar a Sua Alma dulcíssima de Seu Corpo puríssimo — quase um lírio cândido arrancado de Seu caule  — e vistes o Vosso Jesus curvar-se suavemente e languescer no sono mortal... enquanto o soldado, com a sua lança cruel, rasgava profundamente o peito adorado, e destilava de Seu Coração as últimas gotas de Seu preciosíssimo Sangue, misturadas à água. 

Ó dor incompreensível de minha doce Mãe! Com boa razão repetis mais uma vez as tristes expressões do Profeta, nas encostas sangrentas do Gólgota: “Ó vós todos que passais por esta via do sofrimento, vedes se existe dor igual à minha dor”[2] .

Ó Divina Desolada, subo (ao Gólgota), abismado e confiante, junto com os discípulos do Vosso Jesus, José e Nicodemos, que cumpriram o piedoso ofício de assistir e honrar, com os seus obséquios, o Vosso Filho morto, e de suavizar um pouco a Vossa imensa dor. Uno-me, ainda, ao Piedoso João, que agora se tornou Vosso filho adotivo, como eu também o sou, por disposição testamentária de amor do Vosso Jesus, pendente da Cruz... Associo-me, ainda, à fervorosa Madalena, há pouco banhada e purificada pelo Sangue de Jesus; e às santas mulheres que Vos trouxeram alívio e conforto em Vossa extrema desolação. 

Ó doce Mãe, acolhei amorosamente as minhas lágrimas de amor que se derramam junto com as Vossas, amargurosíssimas: “fac me tecum pie fiere — fazei com que piedosamente chore con’Vosco[3] . Sim, quero devotamente chorar con’Vosco a morte cruel do Vosso Jesus. Acolhei, também, os meus ardente afetos... as minhas pobres expressões... Quero consolar-Vos, ó querida Mamãe... suavizar a Vossa piedosa angustia... e pronunciar con’Vosco, no triste silêncio do coração, o resignado “Fiat”.   



AFETOS E PRECES  
Ó Virgem toda santa, que fostes a mais ditosa e a mais martirizada de todas as mães, permitais que me associe, com o coração, a todas as tristezas, aos Vossos maternos padecimentos... Tomem parte todos os outros às Vossas alegrias, mas, para mim, doce Mãe minha, prefiro ser o Vosso favorito, nas acerbas dores que dilaceram o Vosso nobre Coração; e ter o privilégio de participar de Vossos padecimentos, de Vos enxugar as lágrimas, de sofrer con’Vosco e com Jesus, e, seguindo os Vossos passos, ascender o santo monte Calvário. 
Ah! Prossigamos, almas piedosas, cerquemos a nossa Mãe, e não A deixemos subir sozinha a encosta do monte da mirra! Ela vai sofrer por nós. Oh! Vamos sofrer nós também por Ela! Vinde, ó filhos benditos das dores de Maria, onde está a Mãe também devem estar os filhos. Por piedade! Não permitais, ó querida Mãe, que as lágrimas de Jesus e as Vossas se percam para os remidos do Calvário, nem que reste infrutuoso ao Vosso sacrifício por nós; mas obtende-nos que, com a Vossa constância, com o Vosso amor, nós saibamos aplicar-nos os méritos... e todos os corações que Vos bendizem e choram con’Vosco na terra sejam tornados dignos, pela virtude das Vossas dores, de deleitar-Vos com Jesus e de abençoar-Vos para sempre no Céu. Assim seja.  


ESTAÇÃO I

MARIA SANTÍSSIMA VÊ ENCERRAR JESUS NO SEPULCRO 

Os piedosos discípulos de Jesus, depois de haverem subidos bravamente ao Calvário, se prepararam para depor da Cruz o Corpo Santíssimo do Mestre... descendo vagarosamente do patíbulo aquele Corpo divino sem vida... Maria assiste àquele piedoso ofício, e, no silêncio de Sua Alma sofrida, contempla aquelas Mãos divinas, sempre erguidas para abençoar as multidões que O seguiam, aos montes, em sua vida passada[4] ; aquelas Mãos que enxugavam lágrimas, fechavam feridas, saravam enfermos, operavam milagres inefáveis, e, no extremo da vida, operaram o Milagre maior[5]: abençoando o pão e o vinho, transubstanciou-os em Seu Corpo e Sangue puríssimo; e criava a Eucaristia. E, agora, a piedosa Mãe as vê imóveis e gélidas... E olha para aqueles pés sacrossantos, perfurados por pregos, que levavam por toda parte aquela divina Pessoa... espalhando paz e conforto; e, agora, os contempla inermes e sem vida... 

Deposto Jesus da Cruz, os piedosos discípulos deitam sobre o colo da Mãe o inerme Corpo do Mestre... E, oh!, cena comovente e excruciante, que apenas os Anjos podem descrever. Ó divina Desolada! Qual não foi a Vossa dor ao ver, entre os vossos braços, o amado Jesus, que, quando Menino, neles fazia os seus sonos de amor... e, agora, coberto pelo palor mortal, é um frio corpo sem vida! É todo uma chaga só, dilacerado no peito, banhado de Sangue. A sua loira cabeleira e a barba arrancadas. Não Se reconhece mais...

Que espetáculo de dor!... enquanto recordais os opróbrios e os tormentos do Vosso dileto Filho. Ó doce Mãe, a Igreja, ao ver-Vos em tanta tristeza, Vos dirige aquelas inefáveis palavras: “A quem te compararei, a quem te semelharei, Filha de Sião? É imensa como o mar a Tua dor”[6].

Ó Santa Mãe, ora convém dar sepultura ao Vosso Jesus, visto que as trevas começam a encobrir a Terra, e a envolver em seu ventre o horror daquele dia. — Os discípulos se preparam para embalsamar o divino Corpo sem vida e a conduzi-lo ao Sepulcro. Os Anjos, alinhados em fileiras, com as asas abatidas, com o rosto velado, fazem um cortejo ao Rei do Céu, que passa, inerte e sem vida... Seguem o triste comboio as piedosas mulheres, a Madalena e, por último, a Mãe de Jesus, desolada e traspassada em Sua Alma. 

Chegando ao local, encerram Jesus no Sepulcro, e Maria O abençoa mais uma vez e O cobre de cálidos beijos, expressão infinita de amor, e depõe junto com Ele, no túmulo, o Seu Coração traspassado. 

Descanse, descanse, ó branca Flor, tão cedo ceifada. O Eterno Pai, ceifando-Vos, Vos coroou Rei dos Mártires... Oh! Quanto é grande, através da tumba, a Vossa glória... 

Ó Mãe Desolada, a palavra me morre nos lábios, e caio aos Vosso pés, e derramo con’Vosco os gemidos do meu coração... e repito: “Fiat”! “Fiat”! 




AFETOS E PRECES  
Quanta tristeza enche a minh’alma, ó Virgem toda santa, pensando na imensa aflição que amargurou o Vosso Coração na deposição, em Vossos braços, do Corpo divino de Jesus! Por piedade!, permiti-me, ó querida Mãe, que eu me prostre aos Vosso pés: deixai-me enumerar e beijar, amorosamente, as Chagas que Lhe fizeram os meus pecados. Eu me uno a Vós para segui-Lo à Tumba; e, não obstante eu tenha sido a infausta causa de todas as Vossas penas, ó desoladíssima Mãe, não rejeiteis um filho culpado, é verdade, mas que vem depositar em Vosso Coração materno o seu arrependimento e dor... Abri-me, ó terna Mãe, os vossos braços, e obtende-me o perdão de que me reconheço indigno, mas que espero obter por Vossa intercessão e pela misericórdia de Vosso divino Filho. Assim seja. 


ESTAÇÃO II

MARIA SANTÍSSIMA PARTE DO SEPULCRO DE JESUS 

Ó Divina Desolada, é chegado o momento supremo que ora culminará a Vossa dor; é preciso que deixeis aquela Tumba bendita que encerra os adorados Espólios do Vosso Filho, que com as Vossas maternas e puríssimas mãos haveis nela deposto, junto com Vosso Coração despedaçado. 

O monumento já está fechado com a grande lápide, e o Rei do Universo jaz morto na tumba por causa da maldade das Suas criaturas; e Maria, a doce Mãe, que O amava imensamente, como Seu Deus e Seu Filho, que vivia só d’Ele e por Ele, sempre sob o influxo de Seus olhares divinos; que O assistiu com heroísmo sobre-humano no massacre sangrento do Calvário; que recolheu com amor as Suas disposições supremas, de ser Mãe do Gênero Humano, quando, pendente da Cruz, Lhe dirige expressões divinas: “Mulier, ecce Filius tuus — Mulher, eis o Teu filho”[7] ; a mesma que abençoou o Seu supremo anelo, e O viu lentamente declinar a cabeça e expirar... Qual invicta Sacerdotisa, foi a primeira a oferecer ao Eterno Divino Pai o holocausto da grande Vítima, como Hóstia de paz, amor e sacrifício, pura e santa. Recolheu a piedosa Mãe, em seu colo materno, o bendito Corpo sem vida do Seu Jesus, e O depositou, em paz, na tumba. Neste momento, uma onda amargurosíssima de dor A toma toda e A mergulha em um oceano de dores intensíssimas. 

Na aflição de Sua Alma, abençoa uma vez mais aquele Corpo adorado e O cobre de afetuosos beijos. Vê, então, encerrar naquela gélida tumba o Seu Jesus, e revê, em sua mente, a frieza dos pecadores para com Ele, e, banhando-O de lágrimas, com uma expressão inefável de dor, exclama: “Adeus, adeus, ó Filho meu dileto... adeus, Amor meu!...”

Ó Divina Desolada, Vós sóis a ínclita Mártir... Aos Vossos pés, os heróis do sofrimento depositarão suas penas e tirarão força e coragem para suportar, com paz e amor, os sofrimentos mais abrasadores que entristecem, profundamente, os corações dos redimidos do Calvário. Por Vós amparados, os Vossos filhos provarão os efeitos preciosos do sofrimento, e serão mergulhados em um pélago de amor, que jorrará de Vosso peito materno, perfurado pela espada... 

Ó Mãe minha, o único instrumento do Vosso martírio agora está irremediavelmente oculto às Vossas pupilas. Recebeis, recebeis a palma do martírio; e, pelos séculos futuros, Vós sereis a Rainha de todos os Mártires; e todos aqueles que percorrerão a via do Calvário e da dor prostrar-se-ão diante de Vós e serão por Vós abençoados e confortados. 

Rainha das dores, por piedade!, levai-nos con’Vosco. Correremos para os perfumes da mirra eleita que emana do Vosso peito destroçado. Sofreremos con’Vosco no silêncio... e assim nos tornaremos grandes na dor... nos santificaremos mediante o sofrimento, para merecer a palma da vitória... para ser, sempre, conquistas benditas das Vossas dores. 



AFETOS E PRECES  

Ó Virgem santa! Oh!, quanta compaixão eu provo ao recordar aquela imensa desolação que entristeceu a Vossa Alma, vendo-Vos sem o Vosso Filho! Deixaste, porém, o Vosso Coração sepultado com Ele, porque Jesus era o único tesouro Vosso... Por piedade!, ó Mãe, atraí-me fortemente a Jesus, para que meu coração seja uma tumba de amor a fim de fazê-lO sempre nele repousar... Dai-me, Vos rogo, um amor ardentíssimo ao Coração Eucarístico para que, visitando-O sempre na tumba do Tabernáculo, e adorando-O, e recebendo-O com fé na Santa Comunhão, possa eu vir um dia, desatado do corpóreo véu, a amá-lO para sempre no belo Paraíso, junto a Vós, por todos os séculos dos séculos. Assim seja. 


ESTAÇÃO III 

MARIA SANTÍSSIMA, RETORNANDO DO SEPULCRO, REVÊ A CRUZ 

A doce Desolada, assim que saiu do Sepulcro, na companhia da santa comitiva dos discípulos e das piedosas mulheres, amparada pelo seu filho adotivo, o piedoso João, passa pelo Calvário a fim de voltar para Jerusalém... O horizonte já voltou a ser sereno e límpido, já que as trevas que encobriram a Terra quando da Morte de Jesus se dissiparam... A lua brilha silenciosa e majestosa, e, com argênteo clarão e beleza, parece querer encobrir os horrores daquele dia funesto... E as estrelas, com seus vívidos raios, cintilam no céu, e, com seu tremular, parecem querer gemer ainda sobre o decesso de seu Criador, que jaz inerte na tumba... Parece uma visão puríssima de belezas celestiais... 

Os laranjais dos jardins circunvizinhos emanam o seu agradável e gentil aroma, enquanto as águas do Jordão repetem incessantemente: “É trégua, é trégua”... Mas a doce Filha de Sião, envolta em seu manto azul, passa vagarosamente pelo Calvário, e lá, ao clarão dos astros, revê a Cruz toda banhada de Sangue... Ajoelha-se, abraça-A com afeto... Adora-A devotamente, e A beija, com o mais profundo sentimento de amor. Os seus lábios virginais se banham do Sangue do Seu Jesus, e se tornam assim “como lírios gotejando doce mirra[8], e pesarosamente repete: “Ó Cruz bendita, santificada pelo meu Filho agonizante, eu Te venero. A minha vida e aquela dos meus filhinhos adotivos será sempre marcada pelo Teu sinete. Tu serás o sinal de predestinação dos eleitos, a bandeira gloriosa da vitória, o troféu dos heróis, a âncora da esperança, e a estrela luminosa para aqueles que caminham pela via da dor”. 

Ó almas irmãs, amemos a Cruz, e prendamo-nos fortemente a ela; com amor, portemo-la na companhia de Jesus; e, quando a tempestade irromper ao nosso redor e parecer que o pequeno barco da nossa alma esteja por imergir..., prendamo-nos seguramente a esse estandarte salutar e, sob suas asas, docemente repousemos, como o divino Mestre na barca de Pedro[9] , e em paz esperemos acalmar a tempestade. 

E, quando nosso frágil involucro, o nosso corpo, estiver para se dissolver, para estarmos depois com Cristo, oh!, Tu, então, ó Cruz santa, aparecer-nos-ás bela e radiante de esplendores e de louros... E, à Tua doce visão, abençoaremos todas as dores e os sofrimentos padecidos pelo alto ideal de Cristo e da Igreja Sua santa, e, entre Teus abraços, renderemos a Deus a nossa alma. 



AFETOS E PRECES  

Ó Maria!, Vós que, no meio das mais amargas aflições e dos mais cruéis terrores, conservastes uma exemplar paciência, uma inalterável doçura, uma perfeita resignação; Vós que não conhecestes outra felicidade senão a do sacrifício; que não tivestes outra ambição senão a de sofrer com Jesus e por Jesus: ó Mãe do Divino Crucificado e dos filhos da Cruz!, obtende-me a graça de deseja-lA, de amá-lA como Vós A amastes, de portá-lA corajosamente e de, passo a passo, seguir Jesus na vida da renúncia e do sacrifício. Obtende-me a graça de bem persuadir-me de que o verdadeiro amor não será robusto se não for nutrido pelos espinhos, pelas aflições, pelos opróbrios do Calvário. Ah!, e por que a Cruz, as contrariedades, a pobreza, as humilhações foram as delícias de Jesus, impetrai-me que todas estas coisas, tão penosas para a fraqueza de nossa natureza, se transmudem, para mim, em delícias. E fazei, ainda, ó terna Mãe, que, se Jesus me dá a cruz, por sua vez a cruz me dê Jesus, no tempo da eternidade. Assim seja. 


ESTAÇÃO IV 

MARIA SANTÍSSIMA REGRESSA A JERUSALÉM 

O Sacrifício está cumprido agora. A augusta Desolada Mãe de Jesus pronunciou os seus generosos “Fiat”... Ela percorrera com o Salvador as longas e cruéis etapas da Via Dolorosa... e com Ele subiu ao Calvário e O viu, este Filho amantíssimo, padecer e morrer na Cruz, imolando-O, generosamente, para a nossa salvação... dando, desse modo, um exemplo de heroísmo e resignação que nunca fora dado ao mundo. 

O Coração de Maria está devastado pelas dores. Jesus não está mais lá, não estará nunca mais (aqui na Terra) com Ela. A Sua face paradisíaca, que os Anjos adoram, não a verá mais (nesta Terra). Nas horas angustiantes do seu longo e penoso martírio, sobrevém a dor da ausência. Agora, a Mãe Desolada retorna ao Calvário, que, pelos séculos vindouros, será o cume glorioso, testemunha do Seu sobre-humano heroísmo. 

Ó estradas de Sião, chorais, chorais mesmo, pois por vós passa a divina Desolada, privada de Seu Unigênito; e, nos vossos torrões, Ela recupera, gota a gota, o Sangue precioso do Seu Jesus. 

Ela aperta ao peito, como um feixe de mirra, a coroa de espinhos e os pregos ferais que recolheu no Gólgota, e que guardará sempre consigo, em Sua solidão. No doloroso caminho, Ela recorda, uma a uma, as cenas mais tocantes de Seu Jesus: o encontro com Ela na estrada do Calvário; e quando foi ajudado pelo Cireneu a levar a Cruz; revê a coluna onde foi flagelado e coroado de espinhos; e o átrio de Pilatos, onde foi mostrado ao povo, o lugar da condenação. Tudo, tudo recorda, e... Oh!, quantos espasmos! Que reminiscências dolorosas! Aquela cidade deicida, oh!, qual não foi o seu pesar ao refletir que, há apenas poucos dias, Jesus fora aclamado com os mais clamorosos hosanas em seu triunfal ingresso naquela cidade e que, agora, O crucificaram e O fizeram morrer tão cruelmente. Ó Jerusalém, Jerusalém, converta-se ao Senhor teu Deus, que derramou lágrimas sobre tua ruína[10]



AFETOS E PRECES  

Ó Maria, Vós santamente padecestes ao olhar para Sião, que um tempo Vos era tão cara. A minha alma, vestida de graça por um tempo, era bela aos Vossos olhos, mas, caída em pecado, tornou-se mais ré, mais execrável do que Jerusalém. Se, porém, eu fui ingrato, não quero ser considerado como aquela cidade. Eu me fico chorando aos Vossos pés, confuso, aflito. 
Ó Mãe piedosíssima, por aquela desolação que sofrestes ao descer do Calvário e regressar a Jerusalém, por piedade, descei, com as Vossas graças, em minha alma; voltai, com a Vossa benção; vinde, assentai-Vos nela com a Vossa predileção. Assim seja.  


ESTAÇÃO V 

MARIA SANTÍSSIMA É ACOLHIDA POR JOÃO EM SUA CASA

Deus apieda-Se desta Mãe Desolada e Lhe dá um amparo em seu doloroso abandono: São João, o discípulo amantíssimo que o Salvador Lhe designou no Calvário e que A ampara nesta hora suprema. Ele é o seu guia fiel, a acompanha em seu regresso a Jerusalém e a conduz à sua casa; e, mais tarde, virá a Lhe dar a força para suportar o Seu exílio, levando-Lhe todos os dias o Corpo Eucarístico do Seu divino Filho. De sua parte, a doce Mãe amava este filho de predileção, o Piedoso João, e, nele, todos os seus filhos adotivos que Lhe foram deixados por Jesus sobre o cume do Gólgota, e sofria e rezava sempre por nossa eterna salvação. Mas, oh!, que angústia inexprimível ocasionava à Desolada essa mudança: a casinha de João não era o doce ninho de Nazaré, onde miríades de Anjos, com suas arpas douradas, faziam ecoar os seus celestiais concertos, as suas melodias de Paraíso; e onde toda a sua vida se derramava naquela de Jesus, que era para Ela o Seu sorriso, a Sua alegria, a Sua beatitude, o Seu tesouro, a Sua glória, a Sua coroa. Mesmo em seus leves sonos, o Seu Coração palpitava sempre de intensíssimo amor pelo Seu Jesus; e o via, a este Filho divino, crescer em beleza e em graça diante de Deus e dos homens; e Ela se deliciava e se consumia de amor. 

E, agora, no dizer de São Bernardo, a Virgem refletia sobre a grande diferença entre São João e o Seu Jesus: o servo pelo Senhor, o discípulo pelo Mestre, o filho de Zebedeu pelo Filho de Deus, o homem puro pelo Deus verdadeiro; de modo que seu sofrimento, fortíssimo por causa dessa mudança, perdurou por toda a sua vida, até que Ela se uniu para sempre com o Seu Jesus no Céu, no dia de Sua gloriosa Assunção no Paraíso. 

Ó João, filho bendito de Maria, agora não descasarás mais sobre o peito de Jesus, como na noite da grande Ceia: o teu tálamo é o seio de Maria, é lá que farás teus sonos de amor; é lá que, nas horas tristes da vida, quando o céu se faz cinza e tenebroso, encontrarás conforto e alívio.  — Neste horto de delícias, onde, aos milhares, abundâncias de rosas e lírios emanam perfumes deliciosos, junto ao bálsamo odoroso que esparrama ao redor suave fragrância, encontrarás o teu repouso; e, depois de ti, todos correrão a este Coração materno, e todos, neste bendito, encontrarão paz e salvação.



AFETOS E PRECES  

Aflitíssima Mãe, ai!, que, ao ver-Vos na casa do amado Discípulo a chorar o morto Filhinho, eu também me sinto esvaecer pela dor! Quereria fazer-Vos companhia, mas, ó Deus!, os meus pecados, as minhas iniquidades, ser réu da morte do Vosso Filho, tudo isso me aterroriza demais! Saber, porém, que Jesus Vos deixou por minha Mãe, oh!, isto me deixa seguro de que Vós não me abandonareis. Rainha dos Mártires, Mãe de misericórdia, Refúgio dos pecadores, Vos acompanho com a mais terna compaixão; com o mais vivo dos meus afetos. E, visto que quereis que eu ame quem me ofendeu, eis que, por amor Vosso, perdoo a todos aqueles que me trouxeram sofrimento e desgosto; mas, no entanto, impetrai-me de Jesus o perdão das minhas culpas, e o amor Seu puríssimo. Assim seja. 



ESTAÇÃO VI  

MARIA SANTÍSSIMA TEM SEMPRE PRESENTE A PAIXÃO DO FILHO

“O Senhor me pôs desolada”, assim repete a Augusta Mãe, em sua dolorosa solidão. Depois da morte do Seu Jesus, noite e dia Ela está mergulhada em um êxtase profundo de amarguras que A faz gemer, qual mística pombinha, de dor e de amor, ao recordar, um a um, todos os sofrimentos e as agruras do Seu Jesus, O qual teve de deixar na fria tumba. Recorda, ainda, a Sua penosa agonia no Horto das Oliveiras, e o Seu suor de Sangue; a pérfida traição de Judas; a sua captura; e quando foi arrastado como réu pelos tribunais de Jerusalém.

Revisita em pensamento, a piedosa Mãe, a cruel flagelação, a coroação de espinhos e como foi feito rei por zombaria, e injuriado de modo inaudito; como é proposto à escolha do povo junto com Barrabás e, em resposta, como é exigido que fosse crucificado por um povo insolente, a quem Jesus sempre fez o bem; e, por fim, como é injustamente condenado à crudelíssima morte na Cruz.

Com lágrimas de dor inexprimível, Ela recorda, ainda, o seu doloroso encontro na via do Calvário. E quando Jesus, carregando a pesada Cruz, caía exausto sob aquela; e, pelos cruéis verdugos, era levantado aos pontapés furiosos e aos empurrões; e, com raiva infernal, era por eles arrastado até o lugar designado; enquanto o manso Senhor tudo sofria em silêncio, com calma e paciência invictas. Quando, enfim, chegaram ao Gólgota, Ela vê aqueles bárbaros arrancar-Lhe, com infinitos sofrimentos, aquela veste bendita que Ela havia preparado com tanto amor e que crescia com Ele; e agora era dividida e disputada na sorte[11], privando-A daquele precioso vestuário, que agora Lhe seria uma suave recordação. Vê o Seu Jesus colocar-se sobre a Cruz, como um manso Cordeio, para ser imolado, e que é cruelmente crucificado com grossos pregos, que Lhe traspassam as mãos e os pés sacrossantos! E, depois, que fazem cair a cruz violentamente no buraco preparado. A Augusta Mãe observa como aquele sacudimento todo Lhe reabre as Chagas sangrentas; e, depois, vê que Jesus é içado no alto, e ouve a dolente voz... que roga pelos seus crucificadores: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem[12]. Em sua mente, recorda todas as palavras pronunciadas por Jesus na Cruz, quando lamentava o abandono do Padre...; quando teve sede... e Ela teria querido ao menos oferecer-Lhe as suas lágrimas para saciar a Sua sede...; e, por último, O ouve gritar: “Em Tuas mãos, ó Pai, recomendo o Meu Espírito...[13]  e, depois, O vê lentamente declinar a cabeça e expirar... 

Ó doce Desolada, sempre mergulhada naquele mar de sofrimentos e de infinita dor, que o tempo não serviu para amainar, acendei em nossos corações uma chama inextinguível de amor e de compaixão pela amargura do Vosso pranto de Paixão do Vosso e nosso Senhor Crucificado. 



AFETOS E PRECES  

Ó Rainha inconsolável, Vos tivestes tão vivamente impressa a Paixão de Jesus em Vossa bela alma porque Jesus era o único Vosso amor. Por piedade!, concedeis também a mim, pobre homem, fazer parte deste Vosso amor tão grande por Jesus. Vós que sóis a minha Mãe, esculpi também em meu coração a divina Paixão, a fim de que eu viva sempre enamorado adorador das Chagas de Jesus, das quais espero todo bem. Compadeço-me de Vós com todo meu coração pela extrema desolação que provastes ao contemplar dia e noite a Paixão e Morte do Unigênito Vosso Filho. Agradeço-Vos, ó boa Mãe, por Vos haver tanto padecido por mim, por piedade!, fazei que tanta dor não seja em vão para mim. Assim seja. 

ESTAÇÃO VII 

MARIA DEPLORA A INGRATIDÃO DOS HOMENS À PAIXÃO DE JESUS

A mais cruel pena que amargurou o sensibilíssimo Coração da doce Desolada, privada do Seu Filho, foi justamente a ingratidão dos homens para com o Seu Jesus, o qual, com plena dedicação, lhes fez todo tipo de bem, como atesta o Santo Evangelho; e, depois de tê-los redimidos com o próprio Sangue, e se dado em alimento e bebida no Eucarístico Sacramento, vê que os homens correspondem a tão imensa caridade com as maiores ingratidões e friezas. E, para esses filhos ingratos e desleais, o Sangue divino do Seu Jesus terá sido derramado em vão. 

Mergulhada nessas reflexões, a querida Mãe estava sumamente aflita e dolente, pois, por causa do dulcíssimo vínculo de amor com o qual Jesus, do alto da Cruz, A havia fortemente ligado aos homens, Ela os amava ternamente e os queria todos salvos, pois todos indiscutivelmente eram parte viva do seio paterno de Cristo; e todos eram partícipes de Sua amorosa maternidade. Ela via esses ingratos filhos atirar-se furiosamente, pela duração dos séculos, contra o Seu Jesus: blasfemá-lO, ultrajá-lO, pisoteá-lO e profaná-lO de todos os modos em Seu Sacramento de amor, com o qual Jesus perpetuava a sua morada na terra, para ser o alimento e o terno amigo das almas. 

Ó Senhor, perdoai e usai de misericórdia com todos; e a Vós grito, com o publicano arrependido: “Senhor, sejais-me propício, a mim, pecador que sou...”[14]; e Vos rogo ainda, com a Santa Igreja: “Recordai-Vos, ó doce Jesus, que eu sou a causa de Vossa dolorosa via, não me percais no dia final”. À minha procura, Vos sentastes cansado, me resgatastes, padecendo a Cruz, fazei que tanta fadiga não tenha sido em vão. 

Ó Mãe Desolada, eu me uno a Vós, e deploro com tristeza a tão enorme ingratidão das criaturas para com Jesus e a Sua Paixão atrocíssima. Mudai-nos em santas (criaturas), ó querida Mãe; inspirai-nos sentimentos de tenro amor e gratidão para com Jesus, e fazei que possamos enxugar as Vossas lágrimas de Vossa face impregnada de tristeza, e que a nossa vida seja pura e santa, e que vivamos somente de amor por Vós e por Jesus, aspirando sempre ao Paraíso, onde iremos nos unir para sempre a Vós e ao Vosso doce Filho.  

Ó Jerusalém Celeste, a Ti estão dirigidos os nossos pensamentos, porque lá estão os nossos Tesouros: Jesus e Maria. Os nossos olhos ficam velados de tristeza, quando os elevamos ao Céu, onde estão os nossos amores, e com languidas notas cantamos com o Salmista o cântico da dor e do exílio. 

Às margens dos rios da Babilônia, lá nos assentamos, e choramos, quando nos lembramos de Sião. Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas. Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de Sião. Como cantaremos a canção do Senhor em terra estranha? Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha direita da sua destreza. Se me não lembrar de ti, apegue-se-me a língua ao meu paladar; se não preferir Jerusalém à minha maior alegria[15]



AFETOS E PRECES  

Boa Mãe, doce consoladora dos aflitos, ó Vós que conhecestes o abatimento do sofrimento, tende piedade daqueles que rogam... daqueles que sofrem... daqueles que choram e, ainda, daqueles que suspiram a Vós. 
Ensinai-nos, ó Mãe, a rezar e a sofrer con’Vosco; ensinai-nos que a via que nos conduz ao Céu é uma jornada difícil e semeada de perigos. Mas que é imensa a felicidade que nos é reservada, se soubemos aceitar os sofrimentos com a resignação no coração, a Vosso exemplo, ó Mãe amável, e olhando o Vosso divino Filho na Cruz.  


CONCLUSÃO


Ó minha Mãe Desolada, como transcorreu rapidamente esta hora de Paraíso que passei tão junto de Vós, em uma dulcíssima efusão de amor compassivo por Vós, ó querida Mamãe minha. Agora, sinto que desfruto a felicidade ao padecer unido a Vós; mas, ó Mãe bela, o meu pobre coração é repleto de amor terno e intenso por Vós. Faço minhas as palavras do Eclesiástico: “Os gemidos da Vossa Mãe não os esqueçais jamais”. Sim, ó Maria, eu Vos prometo sinceramente... A minha vida transcorrerá sempre mergulhada no compassivo amor por Vós... 

As Vossas dores serão para mim uma fonte de bênçãos, de graças e de carismas sobre-humanos... E eu viverei para sempre con’Vosco, em uma poesia dulcíssima de caridade, e, unida a Vós, saborearei melodias de Paraíso, pois a minha vida sois Vós mesma. 

A Vós consagro todos os meus afetos, a minha respiração, as batidas do meu coração. À memória de Vossas dores, consagro todos os meus pensamentos. A Vós sempre evocarei em todos os instantes de minha vida. Vós sereis sempre para mim a Estrela luminosa que me guiará ao Céu, seguindo as inspiradas palavras de São Bernardo de Claraval: “Em todas as tribulações, olhe para a Estrela, invoque Maria... nas tentações, nos perigos, olhe para a Estrela, invoque Maria[16]. Nas dúvidas, nas tristezas, nas doenças, levantarei sempre os olhos lá em cima, para olhar esta luzente Estrela do Céu, A invocarei sempre, sempre. O Vosso nome, ó Maria (que significa “mar amargo”), o colocarei sobre meu coração, como um sigilo de amor..., estará sempre em meus lábios..., e o último suspiro da minha pobre vida (que se extingue de dor e de amor) será para Vós... Amo-Vos, ó Maria, e espero morrer de amor por Vós.

E, agora, ó Mamãe querida, imploro a Vossa maternal benção. Eu Vos amo demais, e Vós sorriais sempre para mim. Fazei brilhar sobre mim os Vossos reflexos de Paraíso, a fim de que eu viva e morra de amor por Vós e por Jesus. Vinde, ó doce Mãe, eu Vos espero no extremo de minha vida, e acolhei para sempre em Vosso seio materno o meu último desejo, a minha pobre alma, e tornai-a beata em Vós, por toda a eternidade. Assim seja. 


Notas:
01 Lm 1,12. 
02 Lm 1,12. 
03 “Stabat Mater”, n. 13: “Fac me tecum pie flere, crucifixo condolere, donec ego vixero — Fazei com que piedosamente chore e que padeça com Ele a sua cruz enquanto dure a minha existência
04 A vida passada é a vida que já transcorreu. Refere-se tanto aos anos passados de pessoa viva, quando à vida na Terra da pessoa já morta. Não guarda semelhança alguma com o termo apropriado pelo espiritismo. Não há reencarnação. 
05 Na realidade, aqui há certa liberdade poética, pois a Transubstanciação não é um milagre propriamente dito, mas um mistério. Milagre é um acontecimento sensível, por exemplo, o milagre da multiplicação dos pães e peixes, coisas que são visíveis aos sentidos, por isso “sensíveis”. Mistério é algo inexplicável pelo sentidos. Na Consagração, ocorre a transubstanciação: o pão e o vinho conservam todos os seus acidentes (cor, quantidade, sabor…), mas se transformam, em suas substâncias de pão e de vinho, na substância do Corpo humano e no Sangue de Jesus Cristo, Nosso Senhor, além também de Alma e Divindade, que não são sensíveis. Como explicar isso? É um mistério de fé que exige uma intervenção de Deus que tudo pode para que seja realizado esse grande ato de amor.
06 Lm 2,13. 
07 Jo XIX,26. 
08 Ct V,13. 
09 Mc IV,38. 
10 Mt XXIII,37. 
11 A veste de Jesus não foi repartida, mas tiraram a sorte sobre ela. Como acabava de acontecer a crudelíssima Morte de Jesus, ainda não se conhecia o destino de os seus pertences. Naquele momento, provavelmente, a Mãe não os tinha consigo. 
12 Lc XXIII,34. 
13 Lc XXIII,46. 
14 Lc XVIII,13. 
15 Sl 137,1-6. 
16 Nos perigos, nas angústias, em todos os momentos de dúvida, pensa em Maria, invoca Maria. Que este nome sagrado não se afaste do teu coração e não falte jamais nos teus lábios. Seguindo esta Estrela, não te desviarás. Se a invocares com humildade, não desesperarás. Se pensares em Maria, não errarás. Se ela estiver contigo, não cairás. Se te proteger, nada temerás. Com ela, como guia, não te fatigarás. Se te for propícia, chegarás à meta, firme e seguro. Quem quer que sejas, sacudido pelo vendaval das tempestades deste mundo, sentindo a terra como um mar devorador, não afastes os olhos do fulgor desta Estrela.

Quando soprar o vento tempestuoso e traiçoeiro da tentação, quando te sentires batido contra os escolhos perigosos da tribulação, olha para a Estrela e invoca Maria. Se te açoitarem as ondas da soberba, da inveja, da maledicência, olha para a Estrela, invoca Maria. Quando sentires a ira, a avareza, a carne e a tristeza tentarem fazer soçobrar a barquinha frágil de tua alma, olha para a Estrela, invoca Maria…




INDULGÊNCIA PLENÁRIA


O Sumo Pontífice Pio VII concedeu Indulgência Plenária a quem praticar a HORA DA DESOLADA, seja uma vez por ano (na Sexta-feira Santa), seja TODAS as sextas ou TODOS os sábados do ano, meditando ao menos por meia hora a Desolação de Maria Santíssima. 


Fonte: Confraternita dell'Addolorata di Valenzano.  
Tradução: Giulia d’Amore para o Pale Ideas. Semana Santa 2018. 


+
Informe aqui seu e-mail para receber as publicações do Thesaurus Precum: Delivered by FeedBurner

Pedido

"Aproveitemos o tempo para santificação nossa e dos nossos parentes e amigos. Solicitem orações, que estaremos rezando juntos, em união de orações aos Sagrados Corações."