.



"Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém."

Pesquisar neste blog

LEITOR - JUNTE-SE A NÓS!!!

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Novena a Santa Filomena

Clique para ver mais imagens

Novena a Santa Filomena

Composta pelo Santo Cura d´Ars



PRIMEIRO DIA


ORAÇÃO: (para todos os dias)

Gloriosa Virgem e Mártir, tão amada de Deus, Santa Filomena, eu me regozijo convosco e com o poder que Deus vos deu para glória de Seu nome, para edificação da Sua Igreja e para honrar os méritos da vossa vida e da vossa morte… Gosto de contemplar-vos assim pura, assim generosa, tão fiel a Jesus Cristo e ao Seu Evangelho, tão magnificamente recompensada no Céu e na Terra.  

Atraído pelos vossos exemplos na prática de sólidas virtudes, cheio de esperança à vista das recompensas concedidas pelos vossos méritos, eu me proponho seguir-vos na fuga de todos os males e no compromisso de fazer tudo o que Deus me pedir.

Ajudai-me, ó grande Santa, com o vosso poder de intercessão. Obtende-me, sobretudo, uma pureza inviolável, para sempre; uma força de alma sempre invencível a todos os ataques; uma generosidade que não se recusa a qualquer sacrifício por Deus; e um amor tão forte que não recue perante a morte pela Fé de Jesus Cristo, pela Santa Igreja Romana e pelo Sumo Pontífice, Pai comum de todos os fiéis, Pastor dos Pastores, Vigário de Jesus Cristo em todo o mundo.

A estes favores que vos peço com todo o fervor da minha alma, eu acrescento, ó Santa Filomena, uma nova graça que igualmente tenho a plena confiança de obter pela vossa poderosa intercessão: (expor a graça que se pretende, com simplicidade, confiança e humildade)

Este Deus tão bom por quem derramastes o vosso sangue dando a vossa vida; este Deus tão bom que tantos prodígios realizou em nós e por vosso intermédio; este Deus tão bom que nos amou até à morte, até querer dar-se a nós na Eucaristia… este Deus não se recusará a atender às vossas preces em favor dos meus pedidos. Eu espero, eu ponho toda a minha confiança n'Ele e em vós. Amém. 


MEDITAÇÃO (onde há ..., medite sobre o que leu)


  • Considera que Santa Filomena foi virgem e se manteve sempre pura… virgem no meio do mundo, apesar da perseguição… virgem e pura até à morte... 
  • Que modelo! Posso eu contemplá-la sem me sentir confuso?... Sem me envergonhar de minha confusão?... Qual é a causa da minha confusão?... Qual será o remédio para evitar essa confusão?... 
  • Humilha-te muitas vezes diante da pureza da alma de Santa Filomena e assim encontrarás o mais precioso dos tesouros. E assiste à Santa Missa em sua honra e visita uma das suas imagens, se puder fazê-lo.



SEGUNDO DIA



ORAÇÃO: (para todos os dias)

MEDITAÇÃO 

  • Considera que Santa Filomena foi constantemente pura e inocente... que ela foi martirizada pelo seu respeito às coisas sagradas... que ela soube mortificar os desejos corruptos da carne... que ela conservou, no uso dos sentidos, a modéstia de Jesus Cristo... que ela soube manter-se afastada de um mundo perverso e das ocasiões perigosas. 
  • Será que a imitastes em tudo isso? Quais as fontes das tuas tentações?... das tuas fraquezas?... das tuas inquietações?... das tuas quedas?... 
  • Procure analisá-las, fuja do que te causou dano, pratique o que tiveste a desgraça de negligenciar quanto à castidade e imita-a nesta santa vigilância.



TERCEIRO DIA

ORAÇÃO: (para todos os dias)

MEDITAÇÃO

  • Considera que Santa Filomena conservou e aumentou o amor que tinha a Jesus por uma pureza perfeitamente alimentada com a oração, fonte abundante da vida sobrenatural... com os Sacramentos, pelos quais a alma se lava no Sangue de Jesus Cristo e se alimenta com o Seu Sagrado Corpo, divino germe da Virgindade cristã... com a lembrança de que os seus membros eram membros do Corpo de Jesus Cristo, e de que o seu corpo era Templo do Espírito Santo...
  • Não terás força idêntica?... Não tens porventura os mesmos meios?... Que uso fazes deles?... Do teu corpo e dos meios de manter a castidade e a pureza?...  
  • Redobra de fervor em todas as tuas orações! Diga, de quando em quando, a ti mesmo: “meus membros são os membros de Jesus Cristo... eu sou o Templo do Espírito Santo”.



QUARTO DIA

ORAÇÃO: (para todos os dias)

MEDITAÇÃO

  • Considere que Santa Filomena sofreu o martírio por Jesus Cristo até à morte... que ela teve que sofrer... sofrer muito... sofrer até à morte... e que mostrou nesses tormentos uma paciência invencível...  
  • Estão em ti indissoluvelmente ligados o sofrimento e a paciência?... Tens sofrido raramente! E tens sofrido pouco! E nunca até à morte! Então, de onde te vem tanta fraqueza?... Não queres um remédio para isso?... Que meios estás a utilizar?... 
  • Sofra com paciência as poucas dores, contrariedades e penas que aprouver ao Senhor enviar-te neste dia.



QUINTO DIA

ORAÇÃO: (para todos os dias)

MEDITAÇÃO 

  • Considera que Santa Filomena sofreu o martírio por Jesus Cristo... que queriam arrancar-lhe a Fé... que queriam fazê-la violar os votos do seu Batismo... induzi-la a seguir o exemplo dos idólatras ou dos apóstatas... 
  • E o que querem de ti, em tantas ocasiões, o demônio, o mundo, a carne e o teu próprio coração, senão arrastar-te para faltas semelhantes?... Não são falsos temores os que te fazem esquecer os teus deveres e trair a tua Fé?... Tens mantido os votos de teu Batismo?... Tens fugido das ocasiões de pecado?... “Ó Deus que vergonhosa tibieza! Eu Vos prometo finalmente recuperar a coragem!”.
  • Vença todo respeito humano! Diga, de quando em quando, a ti mesmo: “É melhor agradar a Deus que aos homens!



SEXTO DIA

ORAÇÃO: (para todos os dias)

MEDITAÇÃO 

  • Considera que Santa Filomena, morrendo por Jesus Cristo, colocou em prática esta palavra do Salvador: “aquele que não despreza a sua vida por amor de mim não pode ser meu discípulo” (Mt 10,38-39)... Santa Filomena não hesitou um momento... tudo sacrificou, ainda que o sangue e a natureza erguessem a sua voz... 
  • Em ocasiões menos difíceis mostro-me digno de Jesus Cristo?... Se me aparecer alguma vez uma escolha entre Deus e as criaturas, entre a graça e a natureza, entre o amor de Deus e as afeições às criaturas, a quem dou eu a preferência?... Oh, não degeneremos mais, no futuro, da nossa dignidade de filhos de Deus e de discípulos de Jesus Cristo!
  • Esforça-te neste dia por não agradar senão a Deus, ou às criaturas somente por Deus. 



SÉTIMO DIA

ORAÇÃO: (para todos os dias)

MEDITAÇÃO

  • Considera que Santa Filomena, morrendo por Jesus Cristo, teve de suportar as zombarias, os sarcasmos, os ultrajes dos seus perseguidores, de seus carrascos, e da maior parte dos espectadores do seu suplício... Ela não foi menos generosa, nem menos constante, nem menos alegre na confissão pública da sua Fé... 
  • Se o mundo te der a beber este mesmo cálice, terá bastante coragem para tragar a sua amargura com iguais sentimentos?... Ó!, que te importa o seu desprezo, o seu desdém, as suas injustas e até mesmo sangrentas perseguições? Pode jamais ser desonrado aquele que por Deus é estimado? Não temas! Prossegue em teu caminho porque ele te conduz à posse da glória eterna.
  • Não deixe que se perturbe o teu coração se te disserem alguma palavra desabrida, grosseira, mordaz, ofensiva etc.



OITAVO DIA

ORAÇÃO: (para todos os dias)

MEDITAÇÃO 

  • Considera que Santa Filomena, morrendo por amor de Jesus Cristo a todas as coisas do mundo, entrou no gozo da vida eterna... Sim, eu estou certa, dizia em seu coração, de que o Supremo Juiz me dará, em troca dos bens perecíveis que sacrifico por Seu amor, a coroa da Justiça que me prometeu. E ela morre... e esta digna esposa de Jesus Cristo começa imediatamente a brilhar no Tabernáculo de Deus, com os Santos a seguir o Cordeiro. 
  • São estes os pensamentos que procuras ter diante de ti quando se trata de fazer algum sacrifício?... Que impressão causam eles ao teu coração?... Para que lado fazem pender a balança?... Ah!, diziam os Santos, para tudo possuir, percamos tudo. E tu que dizes?...
  • Faça neste dia algum sacrifício voluntário... Faça prontamente e de boa vontade os sacrifícios que estão ligados aos teus deveres de estado etc.



NONO DIA

ORAÇÃO: (para todos os dias)

MEDITAÇÃO 

  • Considera que Santa Filomena, depois de tudo haver sacrificado neste miserável mundo por amor a Jesus Cristo, d´Ele recebeu, mesmo neste mundo, mais do que o cêntuplo do que havia dado... Que reputação!... Que poder!... Que glória!... Quanta grandeza (reis, santos e sábios) humilhada a seus pés!... Que numerosa afluência de peregrinos em seus diversos Santuários!... Quantas festas em sua honra!... Quantos tributos de veneração prestados às suas imagens… Que zelo empenhado em obter as suas relíquias… É exatamente assim que Deus cumpre as Suas promessas!
  • Ó!, se com igual fidelidade nós cumpríssemos o Seu desejo que consiste em seguir os Seus mandamentos... Mas, privando-O da Sua glória, de quantos méritos e favores não nos privamos a nós mesmos, seja neste mundo, seja no outro?... Coragem, portanto. Sê fiel, para que Deus te seja fiel. 
  • Faça hoje alguma obra de misericórdia em honra de Santa Filomena. Disponde-te por uma boa confissão a receber dignamente a Nosso Senhor Jesus Cristo.



ORAÇÃO FINAL PARA O ÚLTIMO DIA 

Eis-me no fim da minha novena. Peço a Deus e a Santa Filomena que me abençoem. Ah! Como sou feliz por contribuir um pouco, com os meus humildes esforços, para propagar um culto ao qual a Providência ligou tantas graças!...

Meu Deus, em nome de Santa Filomena, atendei ao meu pedido. E vós, ó grande Santa, não desprezeis a humilde dedicação que eu vos consagro com esta pequena obra.

Tudo o que há de bom é para Vós, ó Deus meu! E tudo o que há de imperfeito pertence unicamente a mim. 

Santa Filomena, rogai por nós! 



Sempre que possível, fazei a caridade de rezar por este nosso apostolado católico. Agradecemos com nossas orações recíprocas.  


Informe aqui seu e-mail para receber as publicações do Thesaurus Precum: Delivered by FeedBurner

Pedido

"Aproveitemos o tempo para santificação nossa e dos nossos parentes e amigos. Solicitem orações, que estaremos rezando juntos, em união de orações aos Sagrados Corações."