.



"Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém."

Pesquisar neste blog

LEITOR - JUNTE-SE A NÓS!!!

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Modo para meditar o Santo Rosário - II


Modo para meditar o Santo Rosário 


Para ajudar na meditação do Santo Rosário existem inúmeros livros. Apresentamos aqui dois exemplos com os mistérios comentados sobre um tema específico.


2) Tema - O Santíssimo Sacramento


Mistérios Gozosos 

I - A Anunciação de Nossa Senhora - No mistério da Encarnação, Nosso Senhor veio esconder Sua divindade atrás de nossa humanidade, e Nossa Senhora era então a única a poder adorá-Lo no seu rebaixamento. No Santíssimo Sacramento, Nosso Senhor esconde tanto Sua divindade quanto Sua humanidade sob as espécies eucarísticas. Nós, que estamos tão próximos d'Ele neste estado, adoremo-Lo presente entre nós, e convidemos Nossa Senhora para vir adorá-Lo conosco. 

II - A Visitação de Nossa Senhora - Na Visitação, Nossa Senhora fica três meses com sua prima Santa Isabel; e todo este tempo foi um tempo de bênçãos para a casa de São Zacarias. Nosso Senhor está presente em nossa Terra, há tanto tempo, no Santíssimo Sacramento; sejamos agradecidos por todos os bens que Ele fez a todas as almas durante todo esse tempo.

III - O Nascimento de Nosso Senhor - No Natal, Nosso Senhor manifestou-Se visivelmente no presépio de Belém: aqui, nós temos outra Belém, e Nosso Senhor está presente em todas as Missas, onde, por assim dizer, Ele nasce novamente. Saibamos agradecer por todas as Missas celebradas, particularmente pela conservação da verdadeira Missa católica(**) em nosso País.

IV - A Apresentação de Jesus nos Templo e a Purificação de Nossa Senhora - Na Purificação, vede Jesus passando dos braços de Nossa Senhora, para os de São José, deste para São Simeão: é a imagem da Santa Comunhão, onde Nosso Senhor se dá a todos com tanto amor. Agradeçamos a Ele, na hora da comunhão, por todas as nossas comunhões, da primeira até a última, esta de hoje. 

V - O Encontro de Jesus no Templo - Algumas almas comungaram e não guardaram bem a Nosso Senhor. Algumas O perderam e não querem mais procurá-Lo, enquanto outras, depois de O perderem O procuram novamente. Peçamos a Jesus que se faça procurado por todas elas, e que dê a todas a alegria de Sua Presença.


Mistérios Dolorosos

I - A Agonia no Jardim das Oliveiras - Na Sua Agonia, Jesus rezava e estava só. Três vezes veio junto de seus apóstolos, e encontrando-os dormindo disse-lhes: "Vigiai e orai! Não pudestes vigiar uma hora comigo?" No Santíssimo Sacramento, Jesus não dorme, seu coração vigia: Ele ama, Ele reza. E nós, sabemos vigiar, amar e rezar com Ele? Peçamos a Ele que nos mantenha unidos a Seu amor e a Sua oração.

II - A Flagelação de Nosso Senhor - O mistério da Flagelação, infelizmente, continua ainda. A fúria dos demônios joga os homens contra Jesus; e a História nos ensina como eles pisaram, queimaram, cortaram com faca, e profanaram de tantos outros modos o Santíssimo Sacramento. Choremos diante de tais profanações, e façamos a justa reparação.

III - A Coroação de Espinhos - Como é comovente o espetáculo dos padres e fiéis, juntos em torno dos altares, para o Santo Sacrifício e a Santa Comunhão. É uma coroa de júbilo e alegria para Nosso Senhor. Rezemos para que nesta coroa nunca haja os espinhos do sacrilégio.

IV - Jesus Carrega a Cruz ao Calvário - Jesus Sacramentado não pode mais sofrer; mas se Ele pudesse sofrer, não poderíamos imaginá-Lo a seguir Sua Via Sacra? Todos os nossos pecados são para Ele uma pesada Cruz: como a ovelhinha carregada ao matadouro, Jesus espera, reza, ama e derrama a Sua graça sobre nós. Imitemos esse amor paciente de Jesus.

V - A Crucifixão de Nosso Senhor - O Santo Sacrifício da Missa é a continuação do sacrifício da Cruz. O Corpo e o Sangue de Jesus, consagrados como que separados sobre o altar: o padre os eleva ao alto, como que para nos lembrar de Jesus pregado na Cruz e elevado da Terra.


Mistérios Gloriosos

I - A Ressurreição de Nosso Senhor - No dia de Sua Ressurreição, Nosso Senhor saiu do túmulo e veio aparecer a Seus queridos apóstolos. O sepulcro não foi Seu primeiro Sacrário? Como Ele saiu do sepulcro vivo e glorioso, Ele sai do sacrário vivo e glorioso, e vem até nós. Sejamos para Ele um sacrário, onde Ele esteja vivo, mas nunca um sepulcro; não o entreguemos à morte em nós por nossos pecados. 

II - A Ascensão de Nosso Senhor - Nosso Senhor ressuscitado subiu ao Céu. Façamos um esforço para que, quando Ele vier na comunhão, sejamos um verdadeiro céu, onde reina Deus, onde a Santíssima Virgem seja amada, onde Jesus seja adorado por nós e por seus Anjos.

III - A Vinda do Divino Espírito Santo - Na Anunciação, o Espírito Santo veio para operar o mistério da Encarnação; Ele vem na Missa operar o mistério da Consagração (Transubstanciação): que Ele venha a nós, preparar e santificar o mistério da Santa Comunhão.

IV - A Assunção de Nossa Senhora - Na Sua Assunção gloriosa, Nossa Senhora entrou para sempre no Céu. Quando Nosso Senhor nos chama para a comunhão, Ele opera em nós uma verdadeira assunção, nos tomando com Ele no Céu da Eucaristia. Subamos para lá depressa para não descer mais.

V - A Coroação de Nossa Senhora - A coroação de Nossa Senhora nos Céus foi o ponto culminante da graça de Deus sobre Sua Santa Mãe. A última Comunhão que receberemos será o ponto culminante das bondades da Sagrada Eucaristia em nós. Rezemos a Deus pela nossa última Comunhão: que ela seja santa, humilde, amorosa, e que ela nos dê a graça da perseverança final.


Do livro "O Mês do Rosário - onze mistérios meditados" de Pe. Emmanuel-André.  

Veja também: https://precantur.blogspot.com/2018/05/modo-para-meditar-o-santo-rosario-I.html


Sempre que possível, fazei a caridade de rezar por este nosso apostolado católico. Agradecemos com nossas orações recíprocas.  
Informe aqui seu e-mail para receber as publicações do Thesaurus Precum: Delivered by FeedBurner

Pedido

"Aproveitemos o tempo para santificação nossa e dos nossos parentes e amigos. Solicitem orações, que estaremos rezando juntos, em união de orações aos Sagrados Corações."