Informação

Este blog tem a modesta pretensão de divulgar somente orações CATÓLICAS, conforme a Santa Tradição da Igreja. Pedimos a caridade de nos informar eventual erro de digitação e/ou tradução, ou link quebrado (vejam o formulário no menu lateral). Gratos.

Pedido

"Aproveitemos o tempo para santificação nossa e dos nossos parentes e amigos. Solicitam orações, que estaremos rezando juntos, em união de orações aos Sagrados Corações."

Pesquisar neste blog

.


"Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém."

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

NOVENA: quando começar?

Quando começa uma novena?


A novena acaba sempre na véspera do dia "D", portanto conte nove dias antes, para começar a devoção. Por exemplo, se o dia "D" (Festa do Santo, retiro, comemoração) é no dia 15 do mês, a novena começa no dia 6 e termina no dia 14. Este cálculo tem como inspiração a primeira novena rezada pelos Cristãos, a do Pentecostes: 
"... entre a ascensão de Jesus ao Céu e Pentecostes, ou seja, a descida do Espírito Santo, passaram-se nove dias. A comunidade cristã ficou reunida em oração junto com Maria, algumas mulheres e os Apóstolos. Foi a primeira novena cristã, chamada Novena de Pentecostes. É repetida todos os anos, quando se reza, de modo especial, pela unidade dos cristãos. Ela é o padrão de todas as outras novenas".  LEIA MAIS.

A Novena de Pentecostes inicia no dia seguinte à Solenidade da Ascensão, sexta-feira da VI Semana da Páscoa, mesmo que a Solenidade da Ascensão seja transferida para o VII Domingo (como é o caso do Brasil). 

Pentecostes é uma data móvel, e é celebrada 50 dias após a Páscoa:

2017 - 04/06 - novena: de 26/05 a 03/06
2018 - 20/05 - novena: de 11 a 19/05
2019 - 09/06 - novena: de 31/05 a 08/06
2020 - 31/05 - novena: de 22 a 30/05

Vale a pena ver...

Vale a pena ler