.



"Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém."

Pesquisar neste blog

LEITOR - JUNTE-SE A NÓS!!!

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Exercício de Pentecostes: Dez dias dedicados ao Espírito Santo - dia 1

Pentecostes é uma data móvel, 
e é celebrada 50 dias após a Páscoa:

2017 - 04/06 - exercício: de 26/05 a 03/06
2018 - 20/05 - exercício: de 11 a 19/05
2019 - 09/06 - exercício: de 31/05 a 08/06
2020 - 31/05 - exercício: de 22 a 30/05


Dez dias de reflexões em preparação para o Pentecostes



Oração Preparatória para todos os Dias: 
Vinde, ó Espírito Santo, e enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.

Oremos:
Deus, que iluminastes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, dai-nos compreender o que é reto e gozarmos sempre da sua consolação. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.


Primeiro Dia


Primeiro Ponto: O Espírito Santo é Deus e Deus de toda a majestade. E eu sou uma miserável criatura e entretanto, ó infinta bondade,. esse Deus tão grande, esse divino Consolador humilha-se até descer em minha alma. Ainda mais: quantas vezes a sua misericordiosa caridade não o levou, por assim dizer, a bater à porta do meu coração para pedir-lhe hospedagem! E eu serei tão indiferente que não o convide?. E não imitarei os discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo e sua divina Mãe que, depois da ascensão do Salvador, se recolheram ao Cenáculo para aí esperar o Espírito Santo que lhes prometera! Eis, minha alma!. Viva confiança e ardente desejo! Repitamos muitas vezes: Vinde, Espírito Santo!

Segundo Ponto: Eu convido o Espírito Santo. mas tenho-lhe preparado uma morada?. Onde está o trono do meu Rei? Onde o templo de meu Deus? Meu coração está pronto? Tudo nele se acha bem ordenado?. Ah! é mister dispô-lo nestes Dias a receber a divina luz que vem do alto. esta luz é uma ação celeste, sobrenatural, divina; exige disposições adequadas aos seus efeitos. Elevemos, pois, nossos corações ao céu. Ao céu nossos pensamentos e afetos. Fujamos à dissipação das criaturas, se quisermos realmente unir-nos ao Criador. Recolhimento, silêncio, oração, guarda dos sentidos, mortificação. Eis de que modo podemos dispor-nos a tão grande graça.

Terceiro Ponto: Quanto precisamos receber um raio desta divina luz!. Pois, donde vêm tantas quedas?. Será da falta de luz que nos ilumine, ou de nossa cegueira?. Donde tantos pecados?. Por quê tão pouco amor para com Aquele a quem devemos amar sobre todas as coisas?. É porque esta divina luz não ilumina as nossas almas? Ah!. fechemos os olhos às vaidades da terra, para abri-los à divina luz do Espírito Santo!. Felizes de nós se um dos seus raios chegar até o nosso coração!. Vinde, Espírito Santo, dizei a este abismo de misérias e de trevas: - "Faça-se a luz!" E logo ela descerá sobre nós.

Primeiro Exame: Sobre o Recolhimento

1- Não sou eu do número destes cristãos dissipados ou negligentes, que quase nunca entram em si mesmos, para ver o estado de sua alma e escutar a voz da consciência?.

2- Nada tenho que reformar a respeito das conversações inúteis e visitas em que se perde o espírito de piedade?.

3- Quando na oração ou noutros exercícios de piedade, Deus me envia alguma luz interior ou um bom sentimento, não me distraio logo ocupando-me com coisas diferentes?.

Propósito: Entremos em nós mesmos!. Estamos bem com Deus?. Podemos ficar satisfeitos com o nosso modo de viver?. Foi depois de um salutar exame sobre si mesmo que o filho pródigo voltou a seu pai. No meio de nossas ocupações, esforcemo-nos para elevar nosso pensamento a Deus.

Jaculatória: Vinde, Espírito Santo, e mandai do Céu um raio de vossa luz! 


Continua amanhã... 

Fonte: http://www.oracoes.info/div09.html.

+
Informe aqui seu e-mail para receber as publicações do Thesaurus Precum: Delivered by FeedBurner

Pedido

"Aproveitemos o tempo para santificação nossa e dos nossos parentes e amigos. Solicitem orações, que estaremos rezando juntos, em união de orações aos Sagrados Corações."