Pular para o conteúdo principal

Loja da Editora Missões Cristo Rei, clique e confira!

Pedido

"Aproveitemos o tempo para santificação nossa e dos nossos parentes e amigos. Solicitam orações, que estaremos rezando juntos, em união de orações aos Sagrados Corações."

Exercício de Pentecostes: Dez dias dedicados ao Espírito Santo - dia 4

4º dia

Dez dias de reflexões em preparação para o Pentecostes



Oração Preparatória para todos os Dias: 
Vinde, ó Espírito Santo, e enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.

Oremos:
Deus, que iluminastes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, dai-nos compreender o que é reto e gozarmos sempre da sua consolação. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.


Quarto Dia

Primeiro Ponto: É impossível que eu não tenha algum sofrimento ou alguma cruz. pois quem neste mundo não sofre?. Bastam a dependência que constrange minha liberdade, a sujeição e as fadigas de meu emprego, as solicitudes inerentes a meu estado. para que me ache em contínuo penar. Quantas vezes suspiro por algum alívio!. Mas não há outro mais salutar para mim do que oferecer ao Espírito Santo essas penas inseparáveis da vida, declarando-lhe que as suporto de bom grado por serem de sua vontade. Acostumemo-nos a renovar amiúde esta intenção, e dentre em pouco veremos a verdade da divina palavra: "Meu jugo é suave e meu peso é leve."

Segundo Ponto: As tentações: Ah! entre tantos motivos de sofrimento, é esse sem dúvida, o que mais nos aflige. Mas, que fazer?. Haverá alguém sobre a terra que seja isento de tentações e livre desses combates interiores que se dão entre a carne e o espírito?. Os maiores Santos foram tentados. Longe de perdermos no meio dessas provas a paz da alma, devemos, pelo contrário, opôr-lhes generosa resistência. Se a tentação for demasiado violenta, se nosso coração se sentir como que abrasado nas chamas infernais, ah! sem tardar brademos ao Espírito Santo!. Sua virtude divina apagará qualquer chama impura: e o fogo sagrado do divino amor extinguirá o da concupiscência. Abrasai, Senhor, nossos corações no fogo do vosso Santo Espírito, a fim de que num corpo casto e com um coração puro possamos vos servir e agradar.

Terceiro Ponto: O Espírito Santo é o Deus de Consolação.

Ele consola os que choram, e é por isso chamado Paráclito ou Consolador. Ah! donde vem que no meio das lágrimas que derramo cada Dia ainda não senti os efeitos desse bálsamo divino?. A que atribuir isso?. Nas minhas penas e lágrimas voltei meu coração para o Espírito Santo Consolador?. Quando me achei sob o peso da aflição, foi a ele e não às criaturas, que pedi alívio e consolo?. Ainda mais: Qual foi a causa das minhas lágrimas?. Tudo, exceto os meus pecados. Comecemos, pois, por chorar nossas faltas e veremos que nada há mais doce que a compunção. Só para aqueles que derramam essas lágrimas é que o Espírito Santo quer ser o Deus de consolação. Felizes os que choram, porque serão consolados!


Quarto Exame: Obstáculo aos Dons do Espírito Santo - O respeito humano

1- Não tenho deixado de pedir conselho por receio de que me julguem ignorante ou escrupuloso?.

2- Não adiei a confissão, ou mudei de confessor, só para evitar a vergonha de confessar minhas reincidências nas mesmas faltas?.

3- Com receio de censuras ou por condescendência, não omiti certas boas obras, ou não me deixei arrastar ao mal?

Propósito : Farei conhecer ao meu diretor espiritual tudo o que faço, quer de bom, quer de mal. Ao menos todos os meses dar-lhe-ei conta de minha consciência. Em tudo pedir-lhe-ei conselho, sabendo que ele é para mim o representante de Deus; Confiar-me-ei inteiramente à sua direção.

Jaculatória:Restituí-me a alegria que dá a vossa assistência salutar e fortificai-me com vosso Espírito! 


Continua amanhã... (o link funcionará a partir de amanhã) - Volte ao índice.

Fonte: http://www.oracoes.info/div09.html.


+
Informe aqui seu e-mail para receber as publicações do Thesaurus Precum: Delivered by FeedBurner

Comentários

PRÉ-VENDA DO CALENDÁRIO 2018!!

PRÉ-VENDA DO CALENDÁRIO 2018!!
CLIQUE NA IMAGEM

Mãe do Salvador, rogai por nós!

Mãe do Salvador, rogai por nós!
Clique na imagem e reze o Terço

.


"Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém."

Postagens mais visitadas deste blog

Ladainha de Nossa Senhora ou de Loreto

LITANIÆ LAURETANÆ


Kyrie, eleison Christe, eleison Kyrie, eleison. Christe, audi nos. Christe, exaudi nos Pater de cælis, Deus, miserere nobis Fili, Redemptor mundi, Deus, miserere nobis Spiritus Sancte Deus, miserere nobis Sancta Trinitas, unus Deus, miserere nobis Sancta Maria, ora pro nobis Sancta Dei Genetrix, Sancta Virgo virginum, Mater Christi, Mater Ecclesiæ, Mater Divinæ gratiæ, Mater purissima, Mater castissima, Mater inviolata, Mater intemerata, Mater amabilis,. Mater admirabilis, Mater boni Consilii, Mater Creatoris, Mater Salvatoris, Virgo prudentissima, Virgo veneranda, Virgo prædicanda, Virgo potens, Virgo clemens, Virgo fidelis, Speculum iustitiæ, Sedes sapientiæ, Causa nostræ lætitiæ, Vas spirituale, Vas honorabile, Vas insigne devotionis, Rosa mystica, Turris Davidica, Turris eburnea, Domus aurea, Foederis arca, Ianua cæli, Stella matutina, Salus infirmorum, Refugium peccatorum, Consolatrix afflictorum, Auxilium Christianorum, Regina Angelorum, Regina Patriar…

Orações Jaculatórias

ORAÇÕES JACULATÓRIAS
Jaculatórias são orações ou invocações muito curtas, mas, o mais ardente possível, que dirigimos a Deus, isoladamente ou nas orações, no começo ou final dessas, ou no final de cada dezena do Rosário. A qualquer momento podemos dirigir a Deus alguma oração jaculatória, dizendo tudo o que nos pode inspirar a fé, a esperança, a caridade e a contrição.

Chama-se jaculatória porque parece um jato (jaculum, em latim quer dizer jato) que lançamos para Deus do fundo de nosso coração.

A matéria dessas pequenas orações a encontramos:
- na ordem das coisas da natureza, para admirar, louvar e agradecer o poder, a sabedoria e a bondade de Deus;
- na ordem da graça, para admirar, louvar e agradecer o que Deus fez na Encarnação de Nosso Senhor, o que faz na Eucaristia e os outros sacramentos; enfim
- na ordem da glória, para admirar, louvar, agradecer a Deus pela glória de Nosso Senhor, da Santíssima Virgem e dos santos.

O Catecismo (São Pio X, 977) nos ensina que “quando nos vemos…

Os benefícios de rezar pelas Almas do Purgatório

SIMPLES PENSAMENTOS SOBRE O PURGATÓRIO Os benefícios de rezar pelas Almas do Purgatório


REQUIEM AETERNAM DONA EIS, DOMINE;  ET LUX PERPETUA LUCEAT EIS.  REQUIESCANT IN PACE. AMEN

Existência do Purgatório
“... se os verdadeiros penitentes deixarem este mundo antes de terem satisfeito com frutos dignos de penitência pela ação ou omissão, suas almas são purgadas com penas purificatórias após a morte; e para serem aliviadas destas penas, lhes aproveitam os sufrágios dos fiéis vivos, tais como o sacrifício da missa, orações e esmolas, e outros ofícios de piedade que os fiéis costumam praticar por outros fiéis, segundo as instituições da Igreja” (Concílio de Florença, 1439).
O Concílio de Florença reafirmava o que dois outros Concílios antes dele haviam dito: os Concílios Ecumênicos de Lião I[1] e II[2], em 1245 e 1274, respectivamente. O mesmo foi reafirmado, depois, pelo Concílio de Trento[3] (de 1545 a 1563)[4].
“Aqueles que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não são perfeitamente pur…

Informação

Este blog tem a modesta pretensão de divulgar somente orações CATÓLICAS, conforme a Santa Tradição da Igreja. Pedimos a caridade de nos informar eventual erro de digitação e/ou tradução, ou link quebrado (vejam o formulário no menu lateral). Gratos.

.