Informação

Este blog tem a modesta pretensão de divulgar somente orações CATÓLICAS, conforme a Santa Tradição da Igreja. Pedimos a caridade de nos informar eventual erro de digitação e/ou tradução, ou link quebrado (vejam o formulário no menu lateral). Gratos.

Pedido

"Aproveitemos o tempo para santificação nossa e dos nossos parentes e amigos. Solicitam orações, que estaremos rezando juntos, em união de orações aos Sagrados Corações."

Pesquisar neste blog

.


"Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém."

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Exercício de Pentecostes: Dez dias dedicados ao Espírito Santo - dia 7

7ª dia

Dez dias de reflexões em preparação para o Pentecostes



Oração Preparatória para todos os Dias: 
Vinde, ó Espírito Santo, e enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.

Oremos:
Deus, que iluminastes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, dai-nos compreender o que é reto e gozarmos sempre da sua consolação. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.


Sétimo Dia

Primeiro Ponto: Eu deveria ter conservado a pureza e a inocência batismal. Que felicidade seria então a minha!. Mas ah!. só Deus conhece o número de pecados com que tão indignamente manchei minha alma. Quantas lágrimas não deveria eu derramar por ter perdido a bela inocência!. Entretanto em minhas mãos está recuperar a minha primitiva pureza. Ó Espírito Santo, fonte d'água puríssima, vem lavar as manchas do pecado! Misturada às minhas lágrimas, esta água divina será para mim um banho salutar."

Segundo Ponto: Queixo-me sempre de não sentir atrativo pela Santa Comunhão nem pela leitura dos livros de piedade; de não ter lágrimas para chorar meus pecados, como eu desejo; Em suma, de ser duro como um rochedo. seco como a areia do deserto, e como a terra desolada pelos ardores do Sol. Se assim é, por que não me exponho ao Espírito Santo essas necessidades de minha alma?. Não é Ele a chuva benfazeja que refresaca e orvalha os corações?. Digamos-lhe sem cessar: "Vinde, Espírito Santo, minha alma está como uma terra sem água." Por que não lhe pedimos mais inclinação pelas coisas de Deus?. Todavia não devemos fazer-lhe este pedido só por amor às consolações, mas sim para podermos com seu socorro produzir abundantes frutos de salvação.

Terceiro Ponto: O Espírito Santo é também um bálsamo que cura as feridas. Ah! se eu pudesse ver o lastimoso estado de minha alma, quantas chagas descobriria nela, muitas feitas pelo pecado mortal. e outras muitíssimas pelo pecado venial, estas menores e menos profundas, porém muito mais numerosas. Não estou eu todo coberto de feridas, como o pobre viajante do Evangelho assaltado pelos ladrões?. Que hei de fazer, senão prostrar-me humildemente ante o Espírito Santo, como fazem à porta dos templos esses infelizes roídos de úlceras, implorando a assistência das almas compassivas; e mostrar com profundo sentimento de dor e confusão as chagas de minha alma a este caridoso médico. Ele compadecer-se-á de meu estado lastimável, e sua virtude poderosa derramará sobre mim um bálsamo salutar.


Sétimo Exame: Obstáculo aos Dons do Espírito Santo - A tibieza

1- Nunca deixo minhas orações da manhã e da noite e faço sempre esses exercícios com diligência e atenção?.

2- Assisto ao Santo Sacrifício da Missa quando mo permitem meus deveres de estado?. Achando-me na Igreja, não falto à modéstia e ao respeito? Não tenho escandalizado ao próximo com meu ar dissipado?. Preenchendo meus exercícios de piedade, sou verdadeiramente recolhido em meu interior?.

3- Não me acostumei a aproximar-me dos Sacramentos com tibieza, aborrecimento ou respeito humano?. Antes da confissão, sou diligente em excitar-me à dor de meus pecados pela consideração dos motivos sobrenaturais da bondade de Deus, da minha ingratidão para com Ele?.

Propósito: Farei uma pequena penitência cada vez que tiver omitido por negligência qualquer dos meus exercícios de piedade.

Jaculatória: Divino Espírito Santo, purificai minha alma, regai-a, curai-a


Continua amanhã... (o link funcionará a partir de amanhã) - Volte ao índice.

Fonte: http://www.oracoes.info/div09.html.

+
Informe aqui seu e-mail para receber as publicações do Thesaurus Precum: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é eminentemente de caráter religioso e comentários que ofendam os princípios da fé católica não serão admitidos. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se garantem o direito de censurar.

Vale a pena ver...

Vale a pena ler