Pular para o conteúdo principal

Loja da Editora Missões Cristo Rei, clique e confira!

Pedido

"Aproveitemos o tempo para santificação nossa e dos nossos parentes e amigos. Solicitam orações, que estaremos rezando juntos, em união de orações aos Sagrados Corações."

Exercício do Mês de Maria

Rainha do Céu e da Terra
rogai por nós!

* * *

Exercício do Mês de Maria 


Introdução 

Retirado do Manual das Pias Uniões de Filhas de Maria e adaptado pelo blog Donzela Cristã.

Exercício do Mês de Maria 


Depois do retiro anual, é o Mês de Maria [em inglês, baixe aqui] o exercício mais vantajoso para alcançar a virtude e fazer progressos no caminho da perfeição cristã. Para que, porém, este santo exercício produza os frutos abundantes para que foi instituído, é necessário que se faça com o verdadeiro espírito que a Igreja requer daqueles que o praticam. Para isso, não há melhor método do que o que ditou o padre Alfonso Muzzarelli, em seu luminoso opúsculo, tão conhecido em todo o universo e jamais excedido por nenhum outro. Demais, podeis, seguindo este método, aproveitar o mês de Maria para fazer o vosso retiro anual e deste modo preparar-vos melhor para o oferecimento do coração que se faz no encerramento daquele piedoso exercício em todas as Pias Uniões, agregadas à Primária.

Prefácio 


Assim como os devotos de Maria têm por costume obsequiá-la cada dia de manhã, ao meio dia e de tarde, em cada mês dedicar-lhe o primeiro sábado, e celebrar com particular devoção as suas festas; assim de todo o ano pareceu-lhes muito razoável o destinar-lhe um mês inteiro, a que chamam mês marial [mariano] ou de Maria.

E porque em matéria de oferta deve sempre preferir-se o ótimo, destinam-lhe o mais belo dos meses, que na Europa é o de Maio (que corresponde na América ao de Novembro), cuja florescente e fagueira amenidade convida a coroar de místicas flores a grande Rainha do Céu.

A praxe desta devoção não é menos religiosa que agradável pela sua variedade. na própria casa, e naquele quarto onde costuma reunir-se a família para rezar, ou em alguma igreja ou oratório, expõe-se uma devota imagem de Maria, adornando-a de flores e velas, conforme for possível. Na noite precedente ao primeiro dia do mês marial, reúnem-se os devotos da Virgem diante do altarzinho e rezam o rosário ou terço de Nossa Senhora, depois lê-se com pausa a consideração do dia seguinte, cantando ou rezando no fim as ladainhas de Nossa Senhora.

Acaba-se este devoto exercício sorteando o obséquio que se fará no dia seguinte; para o que devem estar prontos em uma urna uns bilhetinhos, contendo cada um sua mística flor de virtude, como se verá no fim deste artigo*.

O obséquio principal, que deve praticar-se todo o mês é refrear a paixão predominante, fazendo cada dia um ou mais atos de virtude contrária àquele vício, que em nós predomina.

No último dia, depois da confissão e comunhão, far-se-á a oferta do coração à Virgem.

Quem fizer este Exercício do Mês de Maria ganhará cada dia as indulgências parciais de trezentos dias, e a plenária em um dia deste mês, que cada um escolher para se confessar e comungar. (Pio VII, 21 de Março de 1815, e 18 de junho de 1822).


*As flores de virtude a serem sorteadas são: 


1. Vencer a preguiça ao levantar-se e cumprir com seus deveres
2. guardar modéstia de olhos e mais sentidos.
3. Ouvir Missas pelas almas mais devotas de Nossa Senhora.
4. Ler em algum livro espiritual, ao menos por um quarto de hora(quinze minutos).
5. Mortificar a gula, por amor de Maria.
6. Dar alguma esmola.
7. Invocar o socorro de Maria nas tentações.
8. Pedir a bênção à Virgem Maria ao começar qualquer ação.
9. Obedecer com gosto pelo amor da Santíssima Virgem.
10. Não censurar o próximo, nem mesmo em coisas levíssimas.
11. Visitar a Virgem em alguma imagem.
12. Não cometer faltas voluntárias.
13. Convidar alguém a fazer algum ato de religião.
14. Perdoar pelo amor de Maria.
15. Pedir à Virgem a conversão dos pecadores.
16. Levar com paciência qualquer adversidade.
17. Mortificar a curiosidade.
18. Mortificar a vaidade.
19. Rezar com mais devoção.
20. Fazer algum ato de humildade.
21. Lançar no fogo algum retrato indecente, ou livro escandaloso; ou, não os tendo, dar por isso graças à Virgem.
22. Estudar ou trabalhar com gosto pelo amor da Virgem.
23. Abster-se de algum divertimento, ainda que inocente.
24. Dar boa edificação por palavras e por obras.
25. Sofrer com paciência as pessoas rudes.
26. Vencer alguma aversão do gênio.
27. Fazer exame de consciência e ato de contrição.
28. Caindo em alguma falta, fazer propósito de emendar-se.
29. fazer atos de conformidade com a vontade de Deus.
30. fugir de alguma amizade perigosa.
31. fazer atos de amor para com Jesus Cristo.

Obs.: este ensaio de flores espirituais pode servir de regra para formar outras conforme a devoção de cada um; e no fim do mês apresenta-se este místico ramalhete à Virgem, pedindo-lhe que se digne coroar-nos no céu, assim como procuramos coroá-la na Terra.

Visto em: http://donzelacrista.blogspot.com.br/2012/05/mes-de-maria-introducao.html

Informe aqui seu e-mail para receber as publicações do Thesaurus Precum: Delivered by FeedBurner

Comentários

PRÉ-VENDA DO CALENDÁRIO 2018!!

PRÉ-VENDA DO CALENDÁRIO 2018!!
CLIQUE NA IMAGEM

Mãe do Salvador, rogai por nós!

Mãe do Salvador, rogai por nós!
Clique na imagem e reze o Terço

.


"Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém."

Postagens mais visitadas deste blog

Ladainha de Nossa Senhora ou de Loreto

LITANIÆ LAURETANÆ


Kyrie, eleison Christe, eleison Kyrie, eleison. Christe, audi nos. Christe, exaudi nos Pater de cælis, Deus, miserere nobis Fili, Redemptor mundi, Deus, miserere nobis Spiritus Sancte Deus, miserere nobis Sancta Trinitas, unus Deus, miserere nobis Sancta Maria, ora pro nobis Sancta Dei Genetrix, Sancta Virgo virginum, Mater Christi, Mater Ecclesiæ, Mater Divinæ gratiæ, Mater purissima, Mater castissima, Mater inviolata, Mater intemerata, Mater amabilis,. Mater admirabilis, Mater boni Consilii, Mater Creatoris, Mater Salvatoris, Virgo prudentissima, Virgo veneranda, Virgo prædicanda, Virgo potens, Virgo clemens, Virgo fidelis, Speculum iustitiæ, Sedes sapientiæ, Causa nostræ lætitiæ, Vas spirituale, Vas honorabile, Vas insigne devotionis, Rosa mystica, Turris Davidica, Turris eburnea, Domus aurea, Foederis arca, Ianua cæli, Stella matutina, Salus infirmorum, Refugium peccatorum, Consolatrix afflictorum, Auxilium Christianorum, Regina Angelorum, Regina Patriar…

Os benefícios de rezar pelas Almas do Purgatório

SIMPLES PENSAMENTOS SOBRE O PURGATÓRIO Os benefícios de rezar pelas Almas do Purgatório


REQUIEM AETERNAM DONA EIS, DOMINE;  ET LUX PERPETUA LUCEAT EIS.  REQUIESCANT IN PACE. AMEN

Existência do Purgatório
“... se os verdadeiros penitentes deixarem este mundo antes de terem satisfeito com frutos dignos de penitência pela ação ou omissão, suas almas são purgadas com penas purificatórias após a morte; e para serem aliviadas destas penas, lhes aproveitam os sufrágios dos fiéis vivos, tais como o sacrifício da missa, orações e esmolas, e outros ofícios de piedade que os fiéis costumam praticar por outros fiéis, segundo as instituições da Igreja” (Concílio de Florença, 1439).
O Concílio de Florença reafirmava o que dois outros Concílios antes dele haviam dito: os Concílios Ecumênicos de Lião I[1] e II[2], em 1245 e 1274, respectivamente. O mesmo foi reafirmado, depois, pelo Concílio de Trento[3] (de 1545 a 1563)[4].
“Aqueles que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não são perfeitamente pur…

Orações Jaculatórias

ORAÇÕES JACULATÓRIAS
Jaculatórias são orações ou invocações muito curtas, mas, o mais ardente possível, que dirigimos a Deus, isoladamente ou nas orações, no começo ou final dessas, ou no final de cada dezena do Rosário. A qualquer momento podemos dirigir a Deus alguma oração jaculatória, dizendo tudo o que nos pode inspirar a fé, a esperança, a caridade e a contrição.

Chama-se jaculatória porque parece um jato (jaculum, em latim quer dizer jato) que lançamos para Deus do fundo de nosso coração.

A matéria dessas pequenas orações a encontramos:
- na ordem das coisas da natureza, para admirar, louvar e agradecer o poder, a sabedoria e a bondade de Deus;
- na ordem da graça, para admirar, louvar e agradecer o que Deus fez na Encarnação de Nosso Senhor, o que faz na Eucaristia e os outros sacramentos; enfim
- na ordem da glória, para admirar, louvar, agradecer a Deus pela glória de Nosso Senhor, da Santíssima Virgem e dos santos.

O Catecismo (São Pio X, 977) nos ensina que “quando nos vemos…

Informação

Este blog tem a modesta pretensão de divulgar somente orações CATÓLICAS, conforme a Santa Tradição da Igreja. Pedimos a caridade de nos informar eventual erro de digitação e/ou tradução, ou link quebrado (vejam o formulário no menu lateral). Gratos.

.