Informação

Este blog tem a modesta pretensão de divulgar somente orações CATÓLICAS, conforme a Santa Tradição da Igreja. Pedimos a caridade de nos informar eventual erro de digitação e/ou tradução, ou link quebrado (vejam o formulário no menu lateral). Gratos.

Pedido

"Aproveitemos o tempo para santificação nossa e dos nossos parentes e amigos. Solicitam orações, que estaremos rezando juntos, em união de orações aos Sagrados Corações."

Pesquisar neste blog

.


"Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém."

domingo, 8 de junho de 2014

Exercício de Pentecostes: Dez dias dedicados ao Espírito Santo - dia 10

10º dia

Dez dias de reflexões em preparação para o Pentecostes



Oração Preparatória para todos os Dias: 
Vinde, ó Espírito Santo, e enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.

Oremos:
Deus, que iluminastes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, dai-nos compreender o que é reto e gozarmos sempre da sua consolação. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.


Décimo Dia

Primeiro Ponto: Se eu não salvar a minha alma, tudo o mais de nada me servirá. A nobreza de origem. as riquezas. os talentos, tudo isto não terá valor algum. Com efeito, se eu me condenar, de que me servirá ter ocupado alta posição na sociedade?. Ter nadado na opulência e nos prazeres, para depois ser cruciado nas chamas eternas?. Brilhar pelo saber e gênio e depois perder a imortal coroa?. É tempo agora de pensar seriamente nestas verdades e, seguindo as inspirações do Espírito Santo, ordenar o importante negócio da minha salvação. Protestar-lhe mais por obras do que por palavras, que minha vontade firme e sincera é salvar minha alma a todo custo. Ó meu Deus, abençoai, fortalecei e aperfeiçoai em mim estes propósitos até agora tão fracos e lânguidos.

Segundo Ponto: Tenho compreendido bem o sentido destas palavras: "Salvar minha alma?" Salvar-se é merecer e ganhar uma felicidade sem medida e sem fim. Serei eu tão insensato que prefira satisfações momentâneas e vis prazeres a uma felicidade eterna?. Oh! Deus sabe e eu também o que tenho feito até agora. Ó minha alma, não tarde em fazer com o Espírito Santo um contrato tão vantajoso. Ele nos promete a eterna felicidade se por seu amor sacrificarmos generosamente os prazeres lícitos desta vida passageira.

Terceiro Ponto: Não devo mais hesitar. Se eu quiser ganhar o Paraíso, é mister comprá-lo pela prática das virtudes cristãs, sobretudo da paciência e da mortificação. Pretenderia eu alcançar isso por menor preço do que Jesus Cristo? Ora, foi mister que Cristo sofresse, para entrar na sua glória. Não basta pois pedir apenas ao Espírito Santo a graça de chegar a esse reino de glória e felicidade. É preciso preparar-se por uma vida cheia de virtudes e méritos. E desde que tenho a certeza de que a graça de Deus não há de faltar, quero trabalhar com coragem e nada negligenciar, para que estes Dias de preparação e meditação dos mistérios de Pentecostes sejam para mim o princípio duma nova vida.


Décimo Exame: Sobre a Perseverança 


1- Por quanto tempo fui fiel às boas resoluções que tenho tomado?

2- Que meios emprega o demônio para me fazer recair nas mesmas faltas?

3- Qual é a causa mais ordinária das minhas quedas?.

Não seria a omissão voluntária duma prática de piedade bem começada e logo depois deixada por indiferença?. Não seria a facilidade com a qual escuto as sugestões do demônio e das paixões?. Uma faísca basta para causar um grande incêndio.

Propósito: Vou tomar nota das boas resoluções que o Espírito Santo me inspirou nesta novena, suplicando-lhe que me ajude com sua graça a observá-las fielmente, a fim de que Ele opere em minha alma a mesma mudança que operou nos Apóstolos, isto é, uma transformação total, generosa e permanente. Implorarei também a poderosa intercessão da Santíssima Virgem, que a Igreja chama templo do Espírito Santo, e ao receber a santa Comunhão no Dia de Pentecostes, lembrar-me-ei que foi no Cenáculo onde Jesus instituiu a Santíssima Eucaristia que os Apóstolos, juntamente com Maria Santíssima, receberam o Espírito Santo com a abundância de seus dons.

Jaculatória: Vinde, oh! divina Luz: enchei o coração dos vossos fiéis!


Volte ao índice.

Fonte: http://www.oracoes.info/div09.html.

+
Informe aqui seu e-mail para receber as publicações do Thesaurus Precum: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é eminentemente de caráter religioso e comentários que ofendam os princípios da fé católica não serão admitidos. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se garantem o direito de censurar.

Vale a pena ver...

Vale a pena ler