Pedido

"Aproveitemos o tempo para santificação nossa e dos nossos parentes e amigos. Solicitam orações, que estaremos rezando juntos, em união de orações aos Sagrados Corações."

Exercício de Pentecostes: Dez dias dedicados ao Espírito Santo - dia 9

9º dia

Dez dias de reflexões em preparação para o Pentecostes



Oração Preparatória para todos os Dias: 
Vinde, ó Espírito Santo, e enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.

Oremos:
Deus, que iluminastes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, dai-nos compreender o que é reto e gozarmos sempre da sua consolação. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.


Nono Dia

Primeiro Ponto: Entre os sete dons que o Espírito Santo concede aos seus servos, três sobretudo lhes são mais necessários: O primeiro é o dom da força: "Sede fortes no combate!" eis o grito de guerra que todos os Dias se repete. E o nosso divino Mestre nos ensina que, para ganhar o Céu, é necessário não só a força como também a 'violência'. Devo pois, resistir com a coragem de leão aos assaltos que me dá o inimigo da salvação. É este o caráter que me distingue? Não; a mais fraca tentação me abala. a menor palavra me faz recuar. e pôr-me fora de combate. Eu que deveria ser inabalável como o cedro, seu como o caniço que um leve sopro dobra e quebra. Humilhemo-nos, vendo tanta fraqueza, e peçamos o dom da força tão necessário para permanecermos firmes no meio de tantos perigos. Lembremo-nos também que a fonte dessa fraqueza é a presunção que nos impele a afrontar os perigos.

Segundo Ponto: O segundo dom de que muito precisamos é o dom da piedade. Esta virtude se pratica para com Deus e para com os pais. Todos os Dias digo a Deus: "Pai Nosso". Se Deus é meu Pai, onde está o meu amor filial para com ele? Não sou eu o outro filho pródigo?. Oh! se assim for, lança-te nos braços de tão bom Pai e diga-lhe com o mais vivo arrependimento: "Meu Pai, pequei contra o céu e contra vós; não sou digno de ser chamado vosso filho". E dirigindo-te depois ao Espírito Santo, suplica-lhe que te torne doravante digno filho de um Pai tão bom.

Terceiro Ponto: O terceiro dom é o dom do temor de Deus. Temor de Deus é observar seus mandamentos. Eis a verdadeira grandeza, a verdadeira sabedoria. Se eu temer a Deus não temerei mais os homens. Bem-aventurada a alma que teme o Senhor! Supliquemos ao Espírito Santo que nos conceda este tão precioso dom; e para alcançá-lo recorramos à intercessão da Santíssima Virgem: ela é a Mãe do belo amor e a Mãe do temor de Deus.


Nono Exame: Obstáculo aos Dons do Espírito Santo - A fonte dos pecados

Qual é a fonte mais ordinária dos meus pecados? Sou tão pouco senhor de mim que ainda me deixo dominar pela ira e pelo ressentimento, dando aos outros ocasião de fazer o mesmo? Tenho ainda viva em mim a concupiscência, que me custa demais privar-me de prazeres permitidos, e abster-me dos proibidos?

Propósito : Estou resolvido a corrigir-me dos numerosos pecados, que demasiada liberdade nas palavras me faz cometer contra a verdade, a caridade e a pureza. E como remédio eficaz para em pouco tempo arrancar os meus maus hábitos, farei uma pequena penitência cada vez que cair em alguma falta sobre estes três pontos.

Jaculatória: Virgem incomparável, a mais doce das criaturas, alcança-me o perdão dos meus pecados e as virtudes da doçura e da castidade!


Continua amanhã... (o link funcionará a partir de amanhã) - Volte ao índice.

Fonte: http://www.oracoes.info/div09.html.

+
Informe aqui seu e-mail para receber as publicações do Thesaurus Precum: Delivered by FeedBurner

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ladainha de Nossa Senhora ou de Loreto

Orações Jaculatórias

Os benefícios de rezar pelas Almas do Purgatório

Mãe do Salvador, rogai por nós!

Mãe do Salvador, rogai por nós!
Clique e reze o Terço

Vale a pena ler

Vale a pena ver...