Marcadores

Pedido

"Aproveitemos o tempo para santificação nossa e dos nossos parentes e amigos. Solicitam orações, que estaremos rezando juntos, em união de orações aos Sagrados Corações."

Novidades!

Exercício de Pentecostes: Dez dias dedicados ao Espírito Santo - dia 6

6º dia

Dez dias de reflexões em preparação para o Pentecostes



Oração Preparatória para todos os Dias: 
Vinde, ó Espírito Santo, e enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.

Oremos:
Deus, que iluminastes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, dai-nos compreender o que é reto e gozarmos sempre da sua consolação. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.


Sexto Dia

Primeiro Ponto: Examinemos até que ponto necessitamos do socorro do Espírito Santo. É de fé que sem o seu divino auxílio não podemos pronunciar o nome de Jesus de um modo meritório. Um cadáver seria mais capaz de agir, ver, sentir e andar sem o auxílio de sua alma, do que uma alma fazer qualquer boa ação sem o socorro do Espírito Santo. Confessemos, pois, humildemente a esse Espírito divino, a extrema necessidade que dele temos, e que a nossa fraqueza nos sirva de incentivo para preparar-lhe sempre melhor o nosso coração. Lembremo-nos portanto que precisamos de sua assistência para essa preparação. Invoquemos o Espírito Santo com toda confiança, persuadidos de que, se nada faltar da nossa parte, Ele estará pronto a auxiliar-nos com sua graça. O Concílio de Trento diz que "Deus não manda coisa impossível, mas quando manda admoesta para que façais o que podeis e peçais o que não podeis, e ajuda para que possais tudo fazer".

Segundo Ponto: Um corpo sem alma nada pode fazer: corrompe-se e exala infecção; do mesmo modo, sem o Espírito Santo minha alma é incapaz de qualquer bem e capaz de todo o mal. Ela cai na tentação, obstina-se no pecado e, enfim, se condena. Eu creio e confesso esta verdade. Como é que ainda sou indiferente, sem desejos, sem orações para implorar a assistência do Espírito Santo e preparar minha alma para sua vinda?

Terceiro Ponto: Mas se esse divino Espírito me assistir, tudo poderei, sim, tudo absolutamente. Poderei resistir às mais violentas tentações; poderei viver sempre inocente, praticar as mais heróicas virtudes, enfim, tornar-me santo. "Tudo posso naquele que me fortalece" - não somente posso, mas faço tudo com facilidade. Ó minha alma, haverá censuras com que se possam condenar tuas passadas desconfianças quando dizias: "Não me é possível viver sempre assim! Não me é possível viver sem prazeres!." Que poderás temer agora que possuis o Espírito Santo? Qualquer temor ou desconfiança ser-lhe-ia injúria.


Sexto Exame: Obstáculo aos Dons do Espírito Santo - A obstinação

1- Não vivo na obstinação?. isto é, não persevero n'algum pecado ou na ocasião próxima de cometê-lo?.

2- Depois de ter a desgraça de cair em pecado, não adio a confessá-lo por negligência ou vergonha?. Pela razão que custa tanto confessar-se dum só pecado como de muitos, não tenho multiplicado o número de minhas quedas, como se cada pecado não fosse uma ofensa de Deus e não devesse ser expiado nesta ou na outra vida?.

3- Teria eu chegado ao ponto de cometer o pecado sem receio e até mesmo a gloriar-me de tê-lo cometido, e a induzir os outros a dizer o mesmo? Minha fatal cegueira ter-me-ia deixado adormecer em paz no pecado, sem cuidar que em semelhante estado tenho a Deus por inimigo?

Propósito : Vou determinar a assentar por escrito que gênero de vida devo adotar, ou as resoluções que quero tomar segundo as inspirações do Espírito Santo, e a aprovação do diretor espiritual.

Jaculatória: Vinde, Pai dos pobres; vinde, Dispensador dos bens celestes; Vinde, Luz dos corações


Continua amanhã... (o link funcionará a partir de amanhã) - Volte ao índice.

Fonte: http://www.oracoes.info/div09.html.

+
Informe aqui seu e-mail para receber as publicações do Thesaurus Precum: Delivered by FeedBurner

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ladainha de Nossa Senhora ou de Loreto

Orações Jaculatórias

Os benefícios de rezar pelas Almas do Purgatório

Mãe do Salvador, rogai por nós!

Mãe do Salvador, rogai por nós!
Clique e reze o Terço

Vale a pena ler

Vale a pena ver...