VISITAS AO SANTISSIMO SACRAMENTO E A MARIA SANTISSIMA PARA TODOS OS DIAS DO MEZ.
ACTOS DE PREPARAÇÃO E DE ACÇÃO DE GRAÇAS PARA A SAGRADA COMUNHÃO.MODO DE REZAR A COROA DAS DORES DE NOSSA SENHORA, E ACTOS QUE DEVE FAZER O CHRISTÃO TODOS OS DIAS.
LINDA EDIÇÃO DE NOVAS ORAÇÕES, E A NOVENA AO SANTISSIMO, E DEVOÇÕES A NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA ROCHA.
VISITA V.
Ah! meu Deus, meu Rei, meu Senhor! Quem me dera que todos os meus membros se convertessem em línguas para louvar, e engrandecer as finezas e os excessos de bondade nesse Divino Sacramento, onde continuamente estais pronto para ouvir, e para consolar esta indigna criatura vossa: eu me atrevo a dizer, Senhor, que sois excessivamente amante dos homens, porque lhes destes tudo quanto lhes podíeis dar nesse Sacramento, para que eles vos amassem. Ah! meu amabilíssimo JESUS Dai-nos um amor grande, um amor forte, para vos amar, pois não é razão que amemos com tibieza a um Deus, que nos ama com tanta eficácia. Atraí-nos a vós com os doces atrativos do vosso amor.
Ó Majestade, e Bondade infinita! Vós amais tanto os homens; vós tendes obrado tantas finezas para serdes amado dos homens; e é possível que entre os homens haja tão poucos que vos amem! Eu já não quero, ser (como tenho sido) do numero desses ingratos: eu estou resoluto a amar-vos quanto posso, e a não amar outro objeto mais que a vós: vós assim o mandais; vós assim o mereceis; quero contentar-vos. Fazei, ó Deus da minha alma, que eu vos agrade: eu assim o espero, e vo-lo peço pelos merecimentos da vossa Paixão Sagrada. Os bens da terra dai-os a quem os deseja, se quereis, eu só o que quero e o que busco é o grande tesouro do vosso amor: amo-vos, meu JESUS Bondade infinita: vós sois toda a minha riqueza, todo o meu contentamento, todo o meu amor.
Minha vontade:
Minha vontade está promptaPara seguir-vos, Senhor,
Sejão firmes meus desejos,
Seja firme o meu amor.
Quem me déra estar seguro
De nunca mais offender-vos;
Meu Deus, quem me déra ser
O maior de vossos servos.
Meu coração vos pertence,
Meu adoravel Senhor,
Prendei-o bem preso ao vosso
Com prisões de puro amor.
Governai, meu bom Jesus,
Governai meu coração,
Não consintais que nelle entre
A menor imperfeição.
Que mais póde appetecer
Um verdadeiro Christão,
Do que amar sempre seu Deus
Com todo o seu coração?
Bemdito e louvado seja
O meu Jesus adorado,
Bemdito seja para sempre
O meu Deus Sacramentado.
A Communhão Espiritual:
Meu Jesus, creio que vós estais no SS. Sacramento: amo-vos sobre todas as cousas, e vos desejo receber agora dentro na minha alma: já que não posso receber-vos sacramentalmente, vinde ao menos espiritualmente ao meu coração; e como vos tivera já recebido, eu vos abraço, e me uno todo a vós. Ah! Senhor, não permittais que eu jámais de vós me aparte.Ou mais breve: Creio, meu Jesus, que estais no SS. Sacramento: amo-vos, e desejo muito receber-vos, vinde ao meu coração: eu vos abraço; não vos ausenteis de mim.
VISITA V. A Maria Santíssima.
Ó Rainha do mundo, nós havemos de aparecer diante do nosso Juiz, depois de termos cometido tantos pecados; quem o aplacará? Não ha quem melhor o possa fazer que vós, ó Soberana Senhora, que tanto o amastes, e que fostes dele tanto amada. Abri pois ó Mãe de Misericórdia, os ouvidos de vosso coração aos nossos suspiros e aos nossos rogos. Nós nos refugiamos debaixo da vossa proteção: aplacai a cólera de vosso Filho, e restitui-nos à sua graça. Vós não aborreceis o pecador, por maior que ele seja: vós não o desprezais, se ele a vós suspira, e pede arrependido a vossa intercessão. Vós com as vossas piedosas mãos o livrais da desesperação: vós o confortais, e o animais a esperar: não o desampareis, Senhora, até que ele fique reconciliado com o seu Juiz.
Virgem Soberana:
Virgem Soberana, eu vos rogoSejais minha valedora;
Se Deus me não tem ouvido,
Fallai-lhe por mim nest'hora.
Sois minha Mãe, a esses braços
Eu corro e me vou lançar;
Ainda que ingrato, sou filho,
E não me haveis de espancar.
De Deus tambem vós sois Mãe,
Pedi-lhe que me perdoe;
Dizei-lhe veja o meu peito,
Que já se arrepende, e doe.
Mettei no Divino Lado
A vossa poderosa mão;
Tirai enchentes de graças
Dentro do seu coração.
Na minha alma as entornai,
De impura fique innocente;
E da mais pura mancha
Fique limpa de repente.
De tibia e frouxa se torne
Extremosa e vigilante:
De ingrata e rebelde seja
Desde hoje terna e constante.
Para gloria do vosso nome,
Por tão subidos favores,
Mandarei do Ceo e terra,
Agradecidos clamores.