VISITAS AO SANTISSIMO SACRAMENTO E A MARIA SANTISSIMA PARA TODOS OS DIAS DO MEZ.
ACTOS DE PREPARAÇÃO E DE ACÇÃO DE GRAÇAS PARA A SAGRADA COMUNHÃO.MODO DE REZAR A COROA DAS DORES DE NOSSA SENHORA, E ACTOS QUE DEVE FAZER O CHRISTÃO TODOS OS DIAS.
LINDA EDIÇÃO DE NOVAS ORAÇÕES, E A NOVENA AO SANTISSIMO, E DEVOÇÕES A NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA ROCHA.
VISITA VII.
Este nosso amoroso Pastor, que deu a vida por nós suas ovelhas, não quis separar-se de nós na sua morte. Aqui estou (diz) ovelhas minhas; aqui estou sempre convosco eu por vós me deixei ficar na terra neste Sacramento: aqui me achareis sempre que quiserdes, para vos ajudar e consolar com a minha presença; não vos deixarei, em quanto vós estiverdes sobre a terra. Desejava o Esposo (diz São Pedro de Alcântara) deixar à sua Esposa n’esta tão longa ausência alguma companhia, para que não ficasse só; e por isso instituiu este Sacramento, no qual ficasse ele mesmo, que era a melhor companhia, que lhe podia deixar.
Ah, meu Senhor, e meu Salvador amabilíssimo! Eu venho agora a visitar-vos neste altar; mas vós me pagais esta visita em outro amor infinitamente maior, quando vindes à minha alma na santa Comunhão; então não só vos fazeis presente a mim, mas também minha comida: todo vos unis, e entregais a mim, para que eu possa dizer-vos com verdade: Agora, meu JESUS sois todo meu. Pois, Senhor, já que vós vos entregais todo a mim, é razão que eu também a vós me entregue todo. Ó Deus de amor, ó amor da minha alma; e quando será que eu na realidade me veja todo vosso, não só nas palavras senão também nas obras? Vós o podeis fazer: aumentai, Senhor, em mim a confiança, e a esperança pelos merecimentos do vosso Sangue, até que eu alcance a graça de me ver todo vosso antes de morrer. Vós ouvis, Senhor, as súplicas de todos: ouvi também agora os rogos de uma alma, que vos quer amar deveras: sim, eu desejo amar-vos com todas as minhas forças, e a vós quero obedecer em tudo aquilo, que vós me mandardes, sem interesse, sem consolação, sem premio: quero-vos servir só por amor, só por vos dar gosto, só por agradar ao vosso amantíssimo coração, a quem eu devo as mais excessivas finezas: o meu premio, Senhor, será amar-vos. Ó Filho dileto do Eterno Pai, aceitai a minha liberdade, a minha vontade, todas as minhas cousas, a mim todo, e dai-vos a mim: eu vos amo, e a vós busco, por vós suspiro, só a vós quero, só a vós quero.
Minha vontade:
Minha vontade está promptaPara seguir-vos, Senhor,
Sejão firmes meus desejos,
Seja firme o meu amor.
Quem me déra estar seguro
De nunca mais offender-vos;
Meu Deus, quem me déra ser
O maior de vossos servos.
Meu coração vos pertence,
Meu adoravel Senhor,
Prendei-o bem preso ao vosso
Com prisões de puro amor.
Governai, meu bom Jesus,
Governai meu coração,
Não consintais que nelle entre
A menor imperfeição.
Que mais póde appetecer
Um verdadeiro Christão,
Do que amar sempre seu Deus
Com todo o seu coração?
Bemdito e louvado seja
O meu Jesus adorado,
Bemdito seja para sempre
O meu Deus Sacramentado.
A Communhão Espiritual:
Meu Jesus, creio que vós estais no SS. Sacramento: amo-vos sobre todas as cousas, e vos desejo receber agora dentro na minha alma: já que não posso receber-vos sacramentalmente, vinde ao menos espiritualmente ao meu coração; e como vos tivera já recebido, eu vos abraço, e me uno todo a vós. Ah! Senhor, não permittais que eu jámais de vós me aparte.
Ou mais breve: Creio, meu Jesus, que estais no SS. Sacramento: amo-vos, e desejo muito receber-vos, vinde ao meu coração: eu vos abraço; não vos ausenteis de mim.
VISITA VII. A Maria Santíssima.
Ó Rainha dos Céu s, de vós se fala, quando se diz: Quem é esta, que aparece como a Aurora, que vem subindo, formosa como a Lua, escolhida como o Sol? Vós viestes ao mundo, ó Maria, como resplandecente Aurora, prevenindo com a luz da vossa santidade a vinda do Sol de Justiça: o dia, em que vós aparecestes no mundo bem pode chamar-se dia de Salvação, dia de graça. Sois bela como a Lua; porque assim como não ha Planeta mais semelhante ao Sol, assim também não ha criatura mais semelhante a Deus, que vós: a Lua alumia a noite com a luz, que do Sol recebe; e vós alumiais as nossas trevas com as luzes da vossa virtude: vós porém sois mais bela que a Lua, porque em vós não se acha mancha, nem sombra. Vós sois escolhida como o Sol, isto é, imitadora daquele Sol Divino, que criou o sol, que vemos: ele foi escolhido entre todos os homens, e vós escolhida entre todas as mulheres.
Virgem Soberana:
Virgem Soberana, eu vos rogoSejais minha valedora;
Se Deus me não tem ouvido,
Fallai-lhe por mim nest'hora.
Sois minha Mãe, a esses braços
Eu corro e me vou lançar;
Ainda que ingrato, sou filho,
E não me haveis de espancar.
De Deus tambem vós sois Mãe,
Pedi-lhe que me perdoe;
Dizei-lhe veja o meu peito,
Que já se arrepende, e doe.
Mettei no Divino Lado
A vossa poderosa mão;
Tirai enchentes de graças
Dentro do seu coração.
Na minha alma as entornai,
De impura fique innocente;
E da mais pura mancha
Fique limpa de repente.
De tibia e frouxa se torne
Extremosa e vigilante:
De ingrata e rebelde seja
Desde hoje terna e constante.
Para gloria do vosso nome,
Por tão subidos favores,
Mandarei do Ceo e terra,
Agradecidos clamores.