"Ó grande S. Antônio providenciai-nos o Pão de vida eterna" Clique para ver mais imagens |
Benção dos pães
de Santo Antônio de Pádua
Na festa de S. Antônio costuma-se abençoar dois sacramentais: o pão e os lírios, símbolos da virgindade intemerata do Santo Taumaturgo. A benção do pão é ligada ao milagre da ressurreição do menino Tommasino. Deixando incautamente pela mãe ao lado de um recipiente cheio de água, o menino se afoga. Quando a mulher percebe, a cabeça do menino já está no fundo do recipiente. O pequenino, de apenas 20 meses, é retirado do baldo já rígido e morto. A mãe faz um voto de distribuir aos pobres a quantidade de grãos correspondente ao peso do menino, se Santo Antônio o ressuscita. E assim acontece: o menino volta à vida.
A BENÇÃO
V. Adjutorium nostrum in nomine Domini.R. Qui fecit cœlum et terram.V. Dominus vobiscum.R. Et cum spiritu tuo
OremusDomine Jesu Christe, panis Angelorum, panis vivus æternæ vitæ, bene✠dicere dignare panem istum, sicut benedixisti quinque panes in deserto: ut omnes ex eo gustantes, beato Antonio Confessore tuo atque Doctore intercedente, inde corporis et animæ percipiant sanitatem: Qui vivis et regnas in sæcula sæculorum. Amen.
Oremos
Senhor Jesus Cristo, Pão dos Anjos, Pão vivo da vida eterna, dignai-vos abençoar este pão como abençoastes os cinco pães no deserto: a fim de que todos os que dele comerem, por intercessão do beato Antônio, Vosso Confessor e Doutor, tornem salutares a alma e o corpo. Vós que viveis e reinais nos séculos do séculos. Amém.
Então, o Sacerdote asperge os pães com a água benta.
Fonte: https://tradidiaccepi.blogspot.com/2018/06/benedizione-dei-gigli-e-dei-pani-di.html.
Tradução: Giulia d'Amore.
Sempre que possível, fazei a caridade de rezar por este nosso apostolado católico. Agradecemos com nossas orações recíprocas.